Começa na manhã desta quinta-feira (22), a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos. A atividade, que irá até sábado (24), ocorrerá no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro buscará debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Nos dias 22 a 24 de fevereiro de 2024, realiza-se em Foz do Iguaçu (PR) a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, e a ACD marca presença, inclusive com a distribuição de folheto inédito em português e espanhol (ACESSE NO LINK).

O folheto, com o título “É NECESSÁRIO INTEGRAR NOSSOS POVOS NO ENFRENTAMENTO AO SISTEMA DA DÍVIDA” mostra como o Sistema da Dívida tem prejudicado a população no Brasil e em outros países, e propõe que “Unifiquemos nossas lutas no enfrentamento ao Sistema da Dívida mediante a realização de sua auditoria integral! Vamos garantir vida digna para os povos da América Latina e Caribe!”

A Coordenadora do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida em Três Lagoas (MS), Gleice Nogueira, participa do evento.

Acesse o Folheto aqui!

 

fonte: https://auditoriacidada.org.br/nucleo/auditoria-cidada-da-divida-acd-participa-da-jornada-latino-americana-e-caribenha-de-integracao-dos-povos/

 

Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos começa nesta quinta-feira (22)

Atividade reunirá 1500 pessoas de 20 países para discutir a articulação dos povos da região

Brasil de Fato
Curitiba (PR) |
Evento acontece no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rua Jardim Alegre esquina com a Avenida das Cataratas) - Divulgação

Começa na manhã desta quinta-feira (22), a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos. A atividade, que irá até sábado (24), ocorrerá no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro buscará debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Ao todo, 1500 pessoas de mais de 20 países da região são esperadas. Militantes de movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, professores, estudantes, além de representantes de governos e parlamentares participarão dos três dias de debates. Entre os nomes confirmados, estão a vice-presidente da Colômbia, Francia Marquez, o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a Senadora do Paraguai, Dra Esperanza Martínez, e Carol Proner, que assumirá uma vaga na Comissão de Ética Pública da Presidência da República no Brasil.

“Estamos vivendo níveis máximos de retrocesso de garantias e de manipulação dos sistemas de justiça contra líderes, partidos, a participação política e a vontade popular em todos os países”, afirmou Carol Proner. Um dos focos dos debates na Jornada será justamente voltado à análise da crise estrutural do capital e as ameaças para a paz e a soberania dos povos.

Rafael Freire Neto, secretário-geral da Confederação Sindical das Américas (CSA), também participará da Jornada. “O que estamos fazendo aqui é aceitar o desafio de construir a mais poderosa unidade social do nosso continente em defesa da nossa integração, a mais poderosa articulação social que possa manter um diálogo superior e diferente com as forças políticas, com os partidos políticos, com nossos presidentes”, explica Neto.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, bem como as universidades Unioeste e UNILA.

A expectativa é que a Jornada produza uma carta que sintetize os debates realizados e aponte os desafios para a integração latino-americana e caribenha. Além disso, no dia 23, às 19h30, ocorrerá um Ato Político com diversas autoridades da região.

Para mais informações, visite o site jornadadelospueblos.org.br

Edição: Lia Bianchini

fonte: https://www.brasildefatopr.com.br/2024/02/22/jornada-latino-americana-e-caribenha-de-integracao-dos-povos-comeca-nesta-quinta-feira-22

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...