Produzida desde 2009, revista aborda, em edições temáticas, assuntos que provocam o debate público sobre políticas para as mulheres e desigualdade de gênero

Publicado em 17/02/2024 Ministério das Mulheres
 

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, assinou a Portaria nº 24, publicada nesta sexta-feira (16/02), no Diário Oficial da União, que formaliza a Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero (OBIG). O ato normativo institucionaliza e estrutura a revista, cria o Conselho Editorial e indica os princípios para a criação da política editorial e demais instrumentos para o fortalecimento da publicação.   

Segundo a secretária executiva Maria Helena Guarezi, “a instituição da revista por meio de portaria vem no esteio de um processo de institucionalização do Observatório como um todo, solidificando seu papel de ser um mecanismo estratégico para subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres no Brasil".   

Novas políticas para mulheres e uma nova revista  

O objetivo da proposta para 2024 é retomar a publicação, garantir a periodicidade e a distribuição da Revista para contribuir com a realização de pelo menos um dos objetivos do Observatório relativo à difusão da informação, que é “promover o acesso à informação e produzir conteúdo sobre igualdade de gênero e políticas para as mulheres para o fortalecimento da participação social”.  

De acordo com a portaria, a publicação terá frequência anual e será editada em formato impresso e eletrônico. A equipe do OBIG estuda vários temas para a próxima edição, tendo em vista o cenário atual. Uma das novidades é a publicação de análises e diagnósticos baseados em dados, indicadores e evidências sobre a realidade das brasileiras.  Nesse sentido, um dos suportes para a coleta de informações é o Painel de Indicadores do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, ferramenta elaborada para o acompanhamento de temas de grande interesse no campo das políticas para mulheres. 

Publicação histórica 

Lançada há 15 anos durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Revista do Observatório abordava, em cada edição, questões específicas, construída em forma de dossiês temáticos para a discussão sobre políticas em fase de implantação no País destinadas às  mulheres e à promoção da igualdade de gênero.  À época, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres era vinculada à Presidência da República, coordenada pela ministra Nilcéa Freire (foto), e a subsecretária de Monitoramento de Programas e Ações Temáticas era Cida Gonçalves 

Já foram contemplados temas como mulheres e poder, trabalho e gênero, autonomia econômica e desenvolvimento sustentável, mulheres no esporte. O conteúdo inicial foi desenvolvido em diversos formatos: artigos, colunas, bate-papo, e entrevistas, incorporando diferentes perspectivas com a colaboração da sociedade civil, do governo, e da academia.   

No total foram elaborados sete números; e a última edição, com 73 páginas, publicada em dezembro de 2015, teve como foco o sistema político sob uma perspectiva de gênero. O veículo foi descontinuado em governos posteriores, até ser retomado pelo atual governo.    

Clique aqui para acessar as edições da Revista do Observatório. 

Conteúdo elaborado pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero. Para mais informações, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comunicações e Transparência Pública
 
 
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...