O Março de Lutas é construído pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e Rede de Mulheres Negras do Nordeste (RMNN), com o objetivo de denunciar as diversas formas de atuação do racismo patriarcal no Brasil, que atinge de maneira potencializada as mulheres negras, além de demarcar o protagonismo destas sujeitas na luta por melhores condições de vida para toda sociedade brasileira. É um mês de compartilhamento de práticas, experiências, bem como de denúncias que fortaleçam o enfrentamento ao racismo patriarcal, sexismo, bifobia e a lesbofobia.
Olha a chamada pro bonde de construção da 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras!
O 21 de Março marca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Este ano, a data também marca o lançamento oficial da Marcha Nacional de Mulheres Negras, que acontecerá em novembro de 2025.
VAI SER ASSIM: A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas - Negras da Amazônia Brasileira, estão convocando as organizações de mulheres negras, as ativistas negras de movimentos negros e/ou mistos, e as mulheres negras em geral de todas as regiões do país para se juntarem para lançarmos no dia 21 de Março, às 18h30, dentro da programação da 6ª edição do Março de Lutas, a 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, em todo Brasil.
Na ocasião, também lançaremos os Comitês Estados Impulsores rumo à 2ª Marcha.
Então, o convite é para juntar as pretas do seu estado, conversar, e juntas cadastrarem suas atividades em formulário que está disponível nos stories e no link da bio.
A mobilização coletiva foi o que nos trouxe até aqui, e é a única via de seguirmos vivas, livres, felizes, autônomas e com direitos!
Se liga que as inscrições acontecem até o dia 10 de março.
Não deixe seu estado fora dessa!
🔗Acesse o formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1oicSaD2o9R37irKNRfDNbfjvhiOlhx3wvHAaVkjnLl8/edit?ts=65db7377