Maria Moura foi resgatada há dois anos, com a saúde debilitada; caso é o mais longo registrado no Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
 

Atualmente, a idosa recebe um salário mínimo da família Mattos Maia por decisão liminar da Justiça - Reprodução/ TV Globo

Mãe e filho viraram réus por manterem uma mulher negra trabalhando em situação análoga à escravidão no Rio de Janeiro. Sem receber salário, a idosa foi mantida como empregada doméstica por três gerações da mesma família, por 72 anos. O caso é o mais longo de escravidão contemporânea já registrado no Brasil segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT). Ela foi resgatada em 2022, aos 85 anos.

Maria Moura chegou à fazenda da família Mattos Maia em Vassouras (RJ) aos 12 anos com a promessa de receber estudos e tratamento igualitário. A vítima, no entanto, trabalhava sem pagamento e dormia aos pés da patroa Yonne Mattos Maia. 

Leia mais: Desde 2017, 101 trabalhadores domésticos foram resgatados em condições análogas à escravidão no Brasil

Nesta semana, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Yonne e seu filho André Luiz Mattos Maia Neumann por trabalho análogo à escravidão. A informação foi revelada no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (10)

Segundo a reportagem, o filho também responde por coação e apropriação do cartão magnético de idosos, já que no dia da inspeção do MPT o cartão do INSS da vítima estava com o patrão, que admitiu ter a senha. Com a saúde debilitada e quase cega, hoje dona Maria Moura está com 87 anos.

Mais de 63 mil trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão nos últimos 27 anos, segundo o radar de Inspeção do Trabalho no Brasil. A defesa da família Mattos Maia alega que dona Maria era tratada como "parte da família".

Relembre o caso

O caso da emprega doméstica Maria Moura veio à tona há dois anos quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu uma denúncia anônima sobre a condição que ela estava submetida. A idosa foi resgatada aos 85 anos na residência dos antigos patrões no Grajaú, zona norte do Rio, em 15 de março de 2022.

Segundo o MPT, esse é o caso de exploração de uma pessoa em condição análoga à escravidão mais longevo, desde que o crime passou a ser fiscalizado, em 1995. Atualmente, dona Maria recebe uma aposentadoria como autônoma graças ao apoio da irmã, além de um salário mínimo da família Mattos Maia por decisão liminar da Justiça enquanto aguarda o processo.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...