Protocolo de Intenções visa aplicar e promover a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino

Sebrae adere à iniciativa Brasil sem Misoginia e firma parceria com o Ministério das Mulheres por igualdade no empreendedorismo feminino

Foto: Larissa Carvalho.

 

Na quarta-feira (20), durante o Encontro Anual Sebrae Delas, realizado em Brasília/DF, o Serviço de Apoio a Pequenas Empresas - Sebrae assinou o termo de adesão à iniciativa Brasil sem Misoginia, do ministério das Mulheres. A assinatura marca uma importante parceria e a ampliação do alcance das ações em defesa dos direitos das mulheres, por igualdade de gênero e autonomia econômica.

Os dois órgãos também assinaram um Protocolo de Intenções, com o objetivo de aplicar e integrar esforços necessários para promover a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - prevista para ser assinada nos próximos dias pelo governo federal - por meio do empreendedorismo como instrumento de inclusão social, econômica e de desenvolvimento do país, focando na criação de um ambiente favorável do público feminino dentro da vertente de educação e independência financeira, orientação na oferta de créditos e de políticas públicas para apoio a todas as empreendedoras, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Durante a cerimônia, a ministra Cida Gonçalves destacou a relevância do compromisso assumido pelo Sebrae considerando o grande alcance do Sistema e a capilaridade dos atendimentos prestados às empreendedoras. “Para sermos empreendedoras, nós também precisamos de igualdade, seja no processo de negociação, no acesso a crédito. Nesse caso, tenho defendido a criação de um fundo de crédito para as mulheres que querem começar um negócio”, declarou.

A importância da renda e da independência financeira das mulheres foi um ponto de destaque no Encontro. Em sua fala, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enfatizou que "as mulheres precisam ter renda e alcançar os espaços de autonomia em uma sociedade que, assustadoramente, coloca o Brasil no 5º lugar dos países com maior número de feminicídios no mundo". 

No âmbito da parceria, o Sebrae lançou o “Guia de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência”, que contém orientações para o atendimento na rede Sebrae em todo o país. Segundo o presidente do Sebrae, há hoje sete mil funcionários e funcionárias da instituição capacitados(as) para fazer o atendimento adequado quando se depararem com situações de mulheres vítimas da violência.

Durante o evento, também foi entregue o prêmio Sebrae Mulher de Negócios que este ano contava com duas novas categorias: Mulheres na Ciência e Tecnologia e Mulheres em Negócios Internacionais, além das categorias tradicionais: Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios e Produtora Rural.

O evento contou com a presença de mulheres com atuação na política como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados, a deputada federal Benedita da Silva, e representantes do setor econômico como a presidente do Grupo Mulheres do Brasil e do Conselho de Administração Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.

Brasil sem Misoginia

Brasil Sem Misoginia é uma proposta de mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, torcidas organizadas, times de futebol, grupos religiosos, artistas, entre outros — com o objetivo de enfrentar a misoginia - o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...