Quase lá: PARAÍBA: Secretaria de Estado da Educação divulga resultado do edital “Minha Escola é Antirracista”

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado final das escolas da Rede Estadual selecionadas pelo projeto “Minha Escola é Antirracista”. Ao todo 108 escolas se inscreveram, das quais 50 foram selecionadas.

22/03/2024 21h21 - Secretaria Estadual de Educação da Paraíba
 
WhatsApp Image 2024-03-22 at 20.19.18.jpeg

 

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado final das escolas da Rede Estadual selecionadas pelo projeto “Minha Escola é Antirracista”. Ao todo 108 escolas se inscreveram, das quais 50 foram selecionadas. Para conferir o resultado final basta acessar o endereço eletrônico bit.ly/ResultadoFinal_MinhaEscolaéAntirracista.

Agora, as escolas selecionadas, participarão da formação “Educação Antirracista na Paraíba: Compromisso com o Respeito às Relações Étnico-Raciais”. Ao concluir os projetos que promovam o Letramento Racial da comunidade escolar as instituições de ensino receberão o Selo Minha Escola é Antirracista.

O curso de formação será realizado pela SEE em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). Participarão da capacitação três representantes de cada uma das 50 escolas selecionadas para o projeto. Também serão chamadas para o encontro as escolas que ficaram na 51ª a 100ª posições.

“O objetivo é ampliar a capacitação inclusive comprimindo o que a Lei 10.639/03 determina que é justamente que o ensino da cultura afrobrasileira aconteça em todas as escolas ao longo do ano letivo. Quanto mais nossos gestores e professores forem capacitados, as escolas vão poder trabalhar mais o antirracismo internamente e reproduzindo para a sociedade”, frisou a gerente operacional de Educação Etnico Racial, Indigena, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, Aniely Mirtes Alves.

As 50 escolas que tiveram projetos selecionados receberão um aporte financeiro para implementação das ações. O valor deste aporte varia de R$ 5 mil a R$ 20 mil, de acordo com a quantidade de alunos matriculados em cada escola.

Após a capacitação, as escolas receberão 70% do valor para iniciar a execução dos projetos nas escolas. Todo processo será acompanhado, orientado e monitorado pela SEE-PB. Ainda nesta fase, as escolas deverão prestar conta dos valores utilizados na aplicabilidade das ações para então conseguir receber os 30% restante dos valores que a instituição foi contemplada.

As unidades escolares terão até o mês de novembro de 2024 para finalizar seus projetos. Cada instituição que obter êxito na execução e prestação de contas, receberá o selo Minha Escola é Antirracista.

Critérios de seleção

Os projetos apresentados pelas escolas contemplam as seguintes abordagens: Letramento Racial na Escola; Fortalecimento do currículo escolar para a equidade étnico- racial; Cumprimento das leis nº 10.639/2003 e nº 11.045/2008 que determinam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas públicas; Cumprimento das normativas para a educação escolar quilombola; Educar para a Igualdade Étnico- Racial: Institucionalizando Práticas e Implementando Normas para uma Educação Livre do Racismo na escola; dentre outros critérios de avaliação.

 importunacao sexual paraiba

fonte: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/noticias/secretaria-de-estado-da-educacao-divulga-resultado-do-edital-201cminha-escola-e-antirracista201d

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...