Organizado na USP, clube quer reunir e sensibilizar professores sobre diversidade nas escolas por meio de autores e temas LGBTQIAPN+

 Publicado: 26/03/2024
Por

Clube de Leitura da FE é um projeto voltado ao estudo de estratégias transformadoras para a atuação de escolas no enfrentamento de desigualdades e discriminações -Fotomontagem: Jornal da USP / Diego Facundini

 

A Faculdade de Educação (FE) da USP inicia, nesta semana, os encontros do seu Clube de Leitura, Literatura e Diversidade. A atividade de extensão, que está em seu quinto ano consecutivo, tem como objetivo sensibilizar professores em formação inicial e quem já está no exercício para questões de identidade de gênero e orientação sexual, em intersecção com raça e classe.

As reuniões acontecem entre os dias 27 de março e 26 de junho, com leitura e discussão de textos literários de autoria e temáticas LGBTQIAP+. Para participar, é necessário se inscrever neste formulário. O evento é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa interessada. Os encontros serão realizados nas últimas quartas-feiras de cada mês, das 17h30 às 19 horas, de modo remoto, pelo Google Meet.

Iracema Santos do Nascimento é coordenadora do Clube de Leitura, Literatura e Diversidade – Foto: Arquivo Pessoal

Coordenado pela professora Iracema Santos do Nascimento, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, o clube desenvolve um cuidadoso trabalho de curadoria para que os livros escolhidos tratem de, pelo menos, uma das siglas LGBTQIAP+. As obras selecionadas para a programação do primeiro semestre são: Cartas para Ninguém, de Diana Salu; Poco Hombre: Escritos de uma bicha terceiro-mundista, de Pedro Lemebel; Tash & Tolstói, de Kathryn Ormsbee; e Um chamado telepático de socorro, de Fernanda Laguna.

O projeto também é voltado ao estudo de estratégias transformadoras para a atuação de escolas no enfrentamento de desigualdades e discriminações e na promoção da diversidade. De acordo com a organização, o clube também faz parte do projeto de pesquisa Clube de Leitura Literária como estratégia de formação de professoras(es) para a promoção da diversidade de gênero na educação básica, o que faz das pessoas participantes colaboradoras desse processo. O formulário de inscrição apresenta o Termo de Consentimento para participantes.

Os encontros garantem um certificado de participação de 5 horas, cada.

Clube de Leitura, Literatura e Diversidade

Reuniões: de 27 de março a 26 de junho
Quando: 27/3, 24/4, 22/5, 26/6, das 17h30 às 19 horas
Onde: via Google Meet
Mais informações:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.facebook.com/clubedeleituraliteraturaediversidade
www.instagram.com/clubeliteraturaediversidade

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/clube-de-leitura-estimula-reflexao-sobre-identidade-de-genero/

 




Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...