Quase lá: Os Cuidados no Brasil: Mercado de Trabalho e Percepções

Conheça (e receba) o recente livro de Hildete Pereira de Melo, Lucilene Morandi, Lorena Lima de Moraes, que analisa a participação das mulheres no mundo do trabalho, explicitando que as diferenças existentes, entre homens e mulheres, não derivam estritamente da racionalidade econômica, mas procedem da construção social e cultural das relações de gênero.

cuidados brasil mercado trabalhoEste trabalho analisa a participação das mulheres no mundo do trabalho, explicitando que as diferenças existentes, entre homens e mulheres, não derivam estritamente da racionalidade econômica, mas procedem da construção social e cultural das relações de gênero. A economia feminista parte de um olhar que tem como objetivo denunciar e transformar as situações de desigualdade de gênero. Assim, parte das tarefas relativas ao trabalho não remunerado, incluindo afazeres domésticos e atividades de cuidados, são analisadas no âmbito do conceito da divisão sexual do trabalho (KERGOAT, 2019; HIRATA; GUIMARÃES, 2020), entendendo-se que estes trabalhos têm um papel chave na própria definição do que seja trabalho e suas relações salariais (VANDELAC; BÉLISLE; GAUTHIER; PINARD, 1988). Segundo o FMI, a taxa média de crescimento do PIB, para 2022, para América Latina e Caribe deve ser de 3,0%, enquanto que a média mundial deve chegar a 4,9% (IMF, 2021).

A ideia é contribuir para o avanço da compreensão dos cuidados, sua importância e centralidade na vida humana, visibilizar sua importância social e discutir por que, social e culturalmente, cabe especificamente às mulheres a responsabilidade por estas tarefas. Pretende-se destacar que, como todas as pessoas necessitam e são receptoras de cuidados em algum momento da vida, a tarefa de cuidar deveria ser mais igualitariamente distribuída. Além disso, as políticas públicas deveriam priorizar a oferta de serviços que auxiliem as famílias nessas tarefas, essenciais ao bem-estar de toda a sociedade.

 

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO DO LIVRO

Hildete Pereira de Melo
Professora associada, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação em Política
Social, Universidade Federal Fluminense UFF, coordenadora adjunta do Núcleo de
Pesquisa em Gênero e Economia (NPGE). Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lucilene Morandi
Professora associada, Faculdade de Economia, Programa de Pós-Graduação em
Economia, Universidade Federal Fluminense UFF, coordenadora do Núcleo de Pesquisa
em Gênero e Economia (NPGE). Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Lorena Lima de Moraes
Professora adjunta, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural
de Pernambuco, coordenadora do DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em
Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Assistentes de Pesquisa: Bárbara Cristina Vieira da Silva; Camila Pereira Brígido
Rodrigues (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF); Deborah
Cristina Rodrigues Victor (Graduanda de Economia - UFF)


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...