Quase lá: Marina do MST traz para a política pública a experiência da construção do Movimento Social

Marina dos Santos apresenta proposta de mandato popular na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para representar o MST

Marina do MST é candidata à deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA
Marina do MST é candidata à deputada estadual pelo PT no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

 

Do Mídia Ninja

Marina dos Santos é dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e representou a América do Sul no conselho político da Via Campesina Internacional até 2017.

Assistente Social pela UFRJ e mestra e Desenvolvimento Territorial pela UNESP, Marina organiza há mais de 25 anos o MST e agora se propõe a num novo desafio, ocupar a política institucional com uma cadeira de deputada estadual pelo Rio de Janeiro.

Toda a nossa experiência da luta política, organizativa e as conquistas, nós queremos trazer pra transformar isso em política pública”

Sua proposta de mandato é fundada em quatro eixos, dentre eles um que foca no tema da democratização da terra, produção de alimentos saudáveis, combate à fome e defesa da natureza.

No segundo eixo, defende o fortalecimento da democracia institucional que vem sendo constantemente ameaçada desde o golpe que tirou a presidenta Dilma Roussef do poder e ainda o fortalecimento de uma democracia popular e participativa. “Aqui o papel das mulheres é fundamental, de atuar nesse processo de opinar, sugerir, propor e cobrar”.

No terceiro e quarto eixo defende, respectivamente, a defesa dos direitos da classe trabalhadora como moradia, saúde, educação, cultura, e a participação das mulheres na política.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/marinadomst
▪️ Facebook – facebook.com/marinadomst
▪️ Twitter – twitter.com/marinadomst

fonte: https://mst.org.br/2022/09/22/marina-do-mst-traz-para-a-politica-publica-a-experiencia-da-construcao-do-movimento-social/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...