Quase lá: Ana Moser assume com missão de fazer "revolução e garantir direito de todos ao esporte"

Uma das ideias da nova gestão é integrar o esporte com educação, saúde e assistência social, por meio dos ministérios

Ouça o áudio

 
É preciso inverter a lógica que sempre colocou como prioridade o esporte de rendimento, disse Ana Moser - Reprodução

 

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser cativou os presentes na solenidade em que assumiu publicamente o cargo de ministra do Esporte do governo Lula nesta quarta-feira (4). A missão que ela atribui a si mesma será “garantir direito de todos ao esporte, fazer uma revolução do esporte”, declarou. Segundo a ministra, tal projeto é um pedido de Lula. Uma das ideias base é integrar o esporte com a educação, a saúde e a assistência social, por meio dos ministérios.

Será também preciso criar estruturas que conectem União, estados e municípios para trabalharem em conjunto, de acordo com ela. Ana Moser afirmou que o público-alvo da “revolução” que pretende fazer é o mesmo que é prioridade dos ministérios da Saúde e Educação: crianças e jovens que estão na escola e, de modo geral, a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: "Para acabar com a fome no país, temos a solução", afirmam movimentos populares do campo

É preciso “inverter a lógica que sempre colocou como prioridade o esporte de rendimento, o topo da pirâmide. A estrutura tem que ser garantir o esporte a todos, o que está previsto na Constituição”, declarou, momento em que foi aplaudida.

“Não existe saúde sem atividade física. Já ouvimos esse discurso milhares de vezes, mas dessa vez a janela de oportunidade é única, porque há um grande entendimento do presidente Lula e isso faz toda diferença”, continuou Ana Moser.

Estratégias, recursos e parcerias

A prioridade inicial será “buscar estratégias, recursos e parcerias pra implantar acesso ao esporte e atividade física em todo o país para a maior parte da população que possamos atingir”, acrescentou. A ministra disse que os parceiros para desenvolver o ambicioso projeto irão chegar aos poucos. “Em algumas semanas teremos o time completo.” Isso não significa que as agendas já não estejam sendo organizadas, explicou.

Em termos de legislações, ela citou a Lei Geral do Esporte e o Plano Nacional do Esporte. Defendeu diálogo com o Congresso para que essas legislações “avancem”.

A ministra e o IEE

Ana Moser criou em 2001 o Instituto Esporte & Educação (IEE), “com o objetivo de desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil”, segundo o site da entidade.

O atendimento a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, e a formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional são as duas frentes do IEE. A agora ministra se licenciou de suas atividades no organismo para assumir o ministério.

 twitter ana moser

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/01/04/ana-moser-assume-com-missao-de-fazer-revolucao-e-garantir-direito-de-todos-ao-esporte

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...