Quase lá: Mulheres e Agroecologia assumindo protagonismo no cenário econômico

Alguns dos destaques foram as discussões realizadas em busca de conhecimento com o objetivo de levar aprendizado e amizade, compromisso, esperança, assim como a partilha entre as mulheres visando ganhar experiências e o fortalecimento do coletivo de mulheres, inclusive a CPT, o empoderamento socioeconômico. 

 
CPT 
 

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, na Paróquia Cristo Rei, Seringueiras-RO, ocorreu o Encontro Estadual de Mulheres da CPT-RO. Estiveram presentes Agricultoras Familiares Agroecológicas, Comunidades Quilombolas, Indígenas e seringueiras, de áreas acompanhadas pela CPT-RO, tendo como facilitadoras do momento, terapeutas naturalistas, massoterapeuta, homeopatas da Pastoral de Saúde, Associação de Mulheres, representantes de Cooperativa de agricultoras agroecológicas, pastoral social e organizações sociais.

Por Comissão Pastoral da Terra Regional Rondônia

O encontro trouxe como Tema: "Mulher e agroecologia assumindo seu protagonismo no cenário econômico" e como Lema: “Agroecologia é a construção de relações com melhores condições de vida”. Dentre os objetivos constavam: Fazer momentos de reflexão e trocas de experiências sobre saberes e sabores, bem como os cuidados terapêuticos naturais, conhecimento sobre as plantas que curam, de forma a compreender que a agroecologia vai além de plantar sem inserção de produtos sintéticos, mas sim uma integração de valores da vida do meio ambiente e suas cuidadoras.

CPT-Araguaia realiza III módulo de curso sobre agroecologia

Agroecologia x Coronavírus - Fé e Esperança nos territórios

Alguns dos destaques foram as discussões realizadas em busca de conhecimento com o objetivo de levar aprendizado e amizade, compromisso, esperança, assim como a partilha entre as mulheres visando ganhar experiências e o fortalecimento do coletivo de mulheres, inclusive a CPT, o empoderamento socioeconômico. Alguns dos pontos levantados na plenária disseram respeito a diversidade, a manutenção da agricultura local e outras coisas que possam contribuir com a difusão e fortalecimento da agroecologia no campo e na cidade. E com isso, compreender que sem feminismo não há agroecologia. Outros assuntos foram abordados, como a terapia integrativa, terapia ocupacional, plantação auto sustentável.

 

Publicado: 12 Dezembro 2022
fonte: https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/acoes-dos-movimentos/6259-mulheres-e-agroecologia-assumindo-protagonismo-no-cenario-economico


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...