Quase lá: Lideranças femininas discutem justiça climática e igualdade de gênero em Encontro Regional de Empoderamento Legal

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Porto Alegre (RS), foi realizado o 1º Encontro Regional de Empoderamento Legal, organizado pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. O evento reuniu lideranças de sete países — Argentina, México, Bolívia, Equador, Guatemala, Cabo Verde e Brasil — para debater estratégias de enfrentamento às injustiças climáticas e promover soluções comunitárias para a adaptação às mudanças ambientais.

 

GELEDÉS
Tamires Santana em atividade da Themis/Foto: Divulgação


A convite da Themis, Geledés – Instituto da Mulher Negra indicou Tamires Santana como representante do projeto Promotoras Legais Populares, da Instituição para o encontro de Empoderamento Legal. O evento destacou-se pela rica troca de experiências e pela elaboração de uma agenda climática unificada, com metas estabelecidas para 2025.

As participantes compartilharam o seu ponto de vista sobre os pontos mais importantes na construção de redes de apoio e de enfrentamento perante aos desafios impostos pelas mudanças climáticas com enfoque na igualdade de gênero.

A iniciativa destacou o papel das mulheres na luta por um futuro mais justo e sustentável, conectando diferentes realidades e fortalecendo o compromisso coletivo por justiça climática e direitos humanos.
Trocas culturais e visitas locais

Além das palestras e debates, o evento proporcionou momentos de intercâmbio cultural. Um dos destaques foi a apresentação do Movimento Marisqueiras, que compartilhou aspectos de sua cultura, com música e dança, reforçando a importância das tradições locais como forma de resistência e união.

A programação incluiu visitas a projetos locais vinculados ao PLP, como o SIM Canoas, que desenvolve ações de proteção à mulher, entre outros projetos com coletivos parceiros. Também foram realizadas atividades como um passeio de barco e um jantar de confraternização entre as participantes. 

A agenda será concluída em 2025, com a sistematização e apresentação dos resultados das trocas deste encontro.

Tamires Santana 
Jornalista, documentarista, educadora popular e coordenadora PLP Francisco Morato.

fonte:https://www.geledes.org.br/liderancas-femininas-discutem-justica-climatica-e-igualdade-de-genero-em-encontro-regional-de-empoderamento-legal/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...