Quase lá: THEMIS: Novo App Laudelina – Versão WEB é apresentado para teste a trabalhadoras e parceiros e comunicadores

O novo aplicativo Laudelina – Versão WEB, voltado às trabalhadoras domésticas, foi saudado como uma conquista para a luta da categoria por sindicalistas

Themis - 3 DE OUTUBRO DE 2022


O novo aplicativo Laudelina – Versão WEB, voltado às trabalhadoras domésticas, foi saudado como uma conquista para a luta da categoria por sindicalistas, parceiros e comunicadores que participaram da apresentação online de pré-teste do app, na tarde da última quinta-feira (29/9).

A versão inicial do app já foi reconhecida pelo formato inovador: em 2020, venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. A premiação é uma das principais do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres.

Em sua nova versão, o app passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. O desenvolvimento do aplicativo é da Be220 e a realização da Themis em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

“O app é uma ferramenta para acessarmos a qualquer hora, quando tivermos disponibilidade, para nos informarmos sobre os nossos direitos. Muitas trabalhadoras domésticas não sabem o endereço dos sindicatos, que também estão ali. O objetivo é manter a categoria atualizada sobre seus direitos e defender as trabalhadoras de quem, mesmo sabendo da existência de uma lei, não a respeita”, afirmou a coordenadora da Fenatrad, Luiza Batista.

Mais visual e funcional, a nova versão do app foi apresentada por Gabriel Azambuja, designer de produtos digitais da BE220. A apresentação permitiu o entendimento de todo o processo de construção do aplicativo.

A nova versão recebeu elogios da Procuradora Regional do Trabalho Adriane Araújo: “O app está mais “limpo”, é mais fácil visualizar todos os passos. Estamos muito felizes com essa parceria com a Themis e a Fenatrad. Acredito que a gente só fortalece a luta e a formação de redes”.

A presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, Cleide Silva Pereira Pinto, avaliou os avanços. “A primeira versão já estava muito boa. Essa é ainda melhor, com mais coisas que podem ser aproveitadas no dia a dia, como a denúncia do trabalho análogo à escravidão. A parceria com a Themis dá certo. Todas as coisas que fazemos juntas têm frutos muito bons. Parabéns para nós!”, disse.

A nova versão do app Laudelina conta com a tecnologia PWA, o que permite que as usuárias o acessem desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade. As melhorias democratizam o acesso de novas trabalhadoras ao aplicativo.

“Uma das vertentes da Cummins é o apoio a esse tipo de iniciativas, que está relacionado a um dos nossos projetos globais de empoderamento feminino, o Cummins Powers Women. É importante conhecer a nova versão do app e saber que estamos apoiando um movimento com muitas trabalhadoras domésticas para garantir seus espaços e os direitos”, afirmou Soraia Senhorini Franco, Gerente Executiva de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, apoiadora do aplicativo através do projeto “Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas através da tecnologia e aprendizagem”, desenvolvido em parceria com a CARE Internacional.

 

fonte: https://themis.org.br/novo-app-laudelina-versao-web-e-apresentado-para-teste-a-trabalhadoras-e-parceiros-e-comunicadores/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...