Quase lá: Levante Feminista Contra Feminicídio convoca ato para dia 25 (quarta-feira) no DF

Mobilização em resposta às estatísticas alarmantes de violência contra mulher acontecerá às 12h, na praça do Buriti

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
 

Jogral em memória às 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF e Entorno entre 2022 e o início deste ano - Bianca Feifel

 

Em encontro realizado nesta quarta-feira (18), no Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), o Levante Feminista Contra Feminicídio DF e Entorno definiu um ato, a ser realizado no próximo dia 25, às 12h, na Praça do Buriti. A mobilização acontece em resposta às estatísticas alarmantes de violência contra a mulher.  Apenas na primeira semana deste ano, o DF já registrou o mesmo número de feminicídios que todo o mês de janeiro de 2022.  

O encontro, que aconteceu em formato híbrido e está disponível no YouTube, reuniu movimentos feministas, professoras e mulheres representantes do poder político e judiciário. 

Uma saudação à orixá Oxum, performada por Margareth Rose, abriu o evento. Em seguida, foi feita a leitura de um manifesto de denúncia contra a naturalização e o enraizamento da violência contra mulher na sociedade, finalizada por um jogral homenageando as 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF e Entorno entre 2022 e janeiro deste ano.  

:: Cida Gonçalves anuncia retomada da Casa da Mulher Brasileira e combate à desigualdade salarial ::

“Ao nomear o feminicídio, apontamos o caráter não acidental das violências que culminam na morte de mulheres - sobretudo pretas e pobres -, indicamos a necropolítica de gênero e a corresponsabilidade do Estado na violação dos Direitos Humanos de Mulheres e de Crianças, pois o feminicídio produz orfandades dolorosas”, afirma o manifesto.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/01/21/levante-feminista-contra-feminicidio-convoca-ato-para-dia-25-no-df

 

leia também:


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...