Quase lá: Diretora da Themis participa da instalação da Frente Parlamentar Contra a Violência Política de Gênero no RS

A diretora executiva da Themis, Márcia Soares, participou n última quarta-feira (6/12) do ato de instalação da Frente Parlamentar Contra a Violência Política de Gênero, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

 

A diretora executiva da Themis, Márcia Soares, participou n última quarta-feira (6/12) do ato de instalação da Frente Parlamentar Contra a Violência Política de Gênero, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Proposta pela deputada estadual Bruna Rodrigues, a Frente Parlamentar é um instrumento que construirá escutas, audiências e debates pelo Rio Grande do Sul. O objetivo é fazer da política um ambiente sem hostilidade, medo e violência às mulheres.

Em sua fala, a diretora executiva da Themis, Márcia Soares, expressou a solidariedade a mulheres vítimas de violência política de gênero, como Dilma Rousseff, Manuela D’Ávila e Maria do Rosário.

Márcia também ressaltou que a violência política de gênero é atravessada pela violência sexual e racial e que ela não ocorre apenas nos Parlamentos, mas também dentro dos partidos. E que a Themis assume a tarefa de acompanhar esses casos, como por exemplo o caso da ativista Ariane Leitão.

Confira um trecho da fala de Márcia Soares no ato de instalação da Frente Parlamentar Contra a Violência Política de Gênero

“Eu quero referir aqui que se a violência política de gênero vem atravessada pela violência sexual, ela também vem atravessada pela violência racial. Talvez por isso, muitas das parlamentares não brancas, tenham, até pouco tempo atrás, seus casos não publicizados. Felizmente, nessas últimas legislaturas, pudemos votar em acompanhar as candidaturas de mulheres negras que hoje ascendem aos espaços de poder. Por isso quero parabenizar e saudar, em nome da minha organização, a formação dessa frente não só pela possibilidade de monitorar e denunciar, mas porque ela representa um compromisso de parlamentares homens e mulheres para além das suas legendas, para com o enfrentamento pública da violência política de gênero, da violência sexual e violência racial. Isso é um compromisso para além das legendas.”

Crédito da foto: Sarah Tolfo

fonte: https://themis.org.br/diretora-da-themis-participa-da-instalacao-da-frente-parlamentar-contra-a-violencia-politica-de-genero-no-rs/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...