Quase lá: Eleições 2022: Mulheres negras recebem apenas 20% do recursos de homens brancos

Financiamento público de campanhas ajuda a reduzir brechas de gênero e raça, mas distribuição de recursos precisa melhorar

 

por Gênero e Número

19/9/2022

 

mulheres negras2Por Aline Gatto Boueri e Marcelo Soares 

Além de subrepresentadas, nas Eleições 2022 mulheres negras também são subfinanciadas: o dinheiro destinado a suas campanhas é cinco vezes menor que o repassado a candidaturas de homens brancos. Elas são o maior grupo demográfico no Brasil: 28% da população, segundo o IBGE, mas apenas 18% do total de candidaturas.  

Homens brancos são os campeões de verbas para financiamento de campanha. Eles detêm mais da metade da receita destinada a candidatos e candidatas, que totaliza R$ 5,1 bilhões. O grupo, que representa uma de cada três pessoas que competem no pleito deste ano, foi o único que recebeu uma fatia de dinheiro maior que a proporção de candidaturas. 

 

Leia a matéria completa em Gênero e Número

 

 

 

fonte: https://www.generonumero.media/reportagens/eleicoes-2022-mulheres-negrass-recebem-apenas-20-do-recursos-para-homens-brancos/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...