Quase lá: PORTO ALEGRE: Julho Unificado das Pretas acontece nesta quinta-feira (25) na sede da Fetrafi

O evento terá uma abordagem diferente devido às circunstâncias de calamidade que impediram a realização da marcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |

“O Julho Unificado das Pretas é uma celebração da luta e resistência das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, coincidentemente também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra" - Poder 360

 

A sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), sediará nesta quinta-feira (25) o Julho Unificado das Pretas, a partir das 18 horas. Este ano, o evento terá uma abordagem diferente devido às circunstâncias de calamidade que impediram a realização da marcha tradicional. No entanto, a essência de valorização e união das mulheres negras será mantida com ainda mais intensidade.

“O Julho Unificado das Pretas é uma celebração da luta e resistência das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, coincidentemente também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A manifestação visa reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres negras, promovendo espaços de fala, empreendedorismo e solidariedade”, destacam as organizadoras. 

Secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia, destaca a importância do evento neste contexto. "Nosso lema é 'A reconstrução do Estado pelas mulheres negras lideranças da Solidariedade'. As mulheres negras sempre estiveram na linha de frente em momentos de crise e são as mais afetadas. Por isso, decidimos realizar uma atividade segura, onde as mulheres possam expressar suas vozes e levar suas crianças, sem se sentirem vulneráveis."

A organização do evento contou com a formação de diversos Grupos de Trabalho (GTS) em áreas como comunicação, logística e segurança.

O Julho Unificado das Pretas deste ano também apresentará um manifesto, fruto do trabalho colaborativo de muitas mulheres negras, cada uma trazendo suas realidades e reivindicações. Este manifesto será apresentado a todas as pré-candidaturas de mulheres negras de Porto Alegre, incluindo as candidaturas de Maria do Rosário e Tamyres. O evento não será apenas um espaço de formação e comemoração, mas também de empreendedorismo, com várias banquinhas onde mulheres negras poderão vender seus produtos e garantir sua renda.

Isis reforça a importância da participação de todas as mulheres negras no evento: "É fundamental que nós, mulheres negras, estejamos lá, que compremos os produtos delas e as valorizemos como classe trabalhadora. O apagamento que sofrem e os questionamentos que enfrentam quando realizam atividades dessa magnitude só reforçam a necessidade de estarmos unidas e presentes."


Foto: Divulgação

Confira as apresentações:

- Bloco das Pretas

- CIA de danças e ritmo afro-brasileiros Brazil Estrangeiro

- Roda de Samba com Natália Santos e com participação especial de Cláudia Quadros

- Intervenção poética das slammers Mariana Marmontel e Mikaa

- Batalha da Nação especial dia da Mulher Negra

- Elida Santos se apresentando em voz e violão

- Grupo de rap, Pretas de favela

- Apresentação de rap com THS Drop


Edição: Katia Marko

 

fonte: https://www.brasildefators.com.br/2024/07/23/julho-unificado-das-pretas-acontece-nesta-quinta-feira-25-na-sede-da-fetrafi

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...