Quase lá: Audiência discute aposentadoria de trabalhadores(as) domésticos(as)

Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (23) os desafios que as trabalhadoras domésticas enfrentam para se aposentar.

 

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

 

18/05/2023 - 13:18  - Agência Câmara

IBGE: em dez anos, o número de empregadas domésticas diminuiu e o de diaristas cresceu
 

 Luiza fenatrad

A audiência foi pedida pelos deputados do Psol Célia Xakriabá (MG), Luiza Erundina (SP), Chico Alencar (RJ), Tarcísio Motta (RJ) e Glauber Braga (RJ). Eles lembram que o trabalho doméstico sempre foi um dos setores mais precarizados e desprotegidos do mercado de trabalho.

Só em 2013, a Emenda Constitucional 72 garantiu alguns direitos para categoria, como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pagamento de horas extras.

Em 2015, a Lei Complementar 150/15, regulamentou essa emenda, mas, segundo os deputados, criou regras diferenciadas para acessar os mesmos direitos dos trabalhadores em geral.

Os parlamentares afirmam, por exemplo, que a lei complementar diferencia "empregada doméstica", que trabalha pelo menos três dias por semana para o mesmo empregador, e a "diarista", que trabalha até dois dias por semana para a mesma casa.

A diarista é considerada autônoma e não tem vínculo empregatício formal como a empregada doméstica mensalista. Ela se torna responsável por suas contribuições previdenciárias e não se beneficia de nenhuma proteção social se não pagar essa contribuição.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, o número de empregadas domésticas diminuiu e o de diaristas cresceu. Os deputados ressaltam que a crise econômica e a pandemia de Covid-19 agravaram ainda mais o cenário da categoria. Atualmente, três em cada quatro trabalhadoras domésticas no Brasil trabalham sem carteira assinada.

Célia Xakriabá, Luiza Erundina, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Glauber Braga lembram que, neste ano, a PEC das Domésticas (que deu origem à Emenda 72) completa dez anos. Segundo eles, esse é o momento propício para avaliar as consequências e os desafios atuais das trabalhadoras domésticas, sobretudo as que estão a margem dos direitos estabelecidos pela legislação.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- a representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) Luíza Batista;
- o secretário do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal;
- a coordenadora de Garantia de Direitos das Mulheres no Mundo do Trabalho do Ministério da Mulher, Leidiane Fernandes Gomes; e
- um representante do Ministério do Trabalho

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 10 horas e poderá ser acompanhada ao vivo pelo //www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial">canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Da Redação - ND
Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Câmara de Notícias - https://www.camara.leg.br/noticias/963068-audiencia-discute-aposentadoria-de-trabalhadores-domesticos/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...