Quase lá: ‘Meninas na Tecnologia’, projeto de inovação da UFSC, vence prêmio por votação popular

Projeto Meninas na Tecnologia, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu a terceira edição do Prêmio Joinville Faz Bem, na categoria Inovação.

UFSC

O resultado foi anunciado na terça-feira, 3 de maio, pela NSC TV. O prêmio foi concedido após votação popular. O Meninas na Tecnologia recebeu 183.663 votos, vencendo a categoria com 50,34% das indicações. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Meninas na Tecnologia teve início em 2021, com atendimento a cinco escolas devido às restrições da pandemia. Os bons resultados impulsionaram o projeto em 2022, quando participaram 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional, além de participarem de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. As equipes que ficaram nas primeiras colocações visitaram a Fundição Tupy S.A, que deu apoio ao projeto, bem como o Rotary Club Joinville e o Rotary Cidade das Flores. A coordenação do Meninas na Tecnologia é feita pelos professores da UFSC Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia.

Dispositivo que mede umidade do solo fez parte do projeto na Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem. Fotos: Divulgação/UFSC

Ao Prêmio Joiville Faz Bem premiou iniciativas em oito categoria temática de educação, meio ambiente, cultura, inovação, esporte, projeto social e joinvillense do ano. A escolha dos vencedores aconteceu por meio de votação popular que bateu o recorde de 2.517.044 participantes: 1 milhão de votos a mais do que na última edição do prêmio. Foram quatro etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Ao final, cada equipe apresentou um protótipo físico com uma apresentação de plano de negócios e os melhores projetos foram premiados.

Tags: Meninas na TecnologiapremiaçãoPrêmio JoinvilleUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina

 

fonte: https://noticias.ufsc.br/2023/05/meninas-na-tecnologia-projeto-de-inovacao-da-ufsc-vence-premio-joinville-faz-bem/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...