Quase lá: Série destaca protagonismo feminino em emergências sanitárias

O papel de mulheres cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em emergências sanitárias como a pandemia de Covid-19 será o tema da terceira temporada da série de vídeos Mulheres na Fiocruz: Trajetórias

21/08/2023

Fonte: COC/Fiocruz


O papel de mulheres cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em emergências sanitárias como a pandemia de Covid-19 será o tema da terceira temporada da série de vídeos Mulheres na Fiocruz: Trajetórias. Coordenados pelo pesquisador Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), os novos documentários têm o objetivo de apresentar o protagonismo feminismo na atuação da Fiocruz em diferentes emergências sanitárias, como HIV/Aids, dengue, zika, chikungunya e meningite.

Com pesquisa, roteiro e produção de Nara Azevedo (COC/Fiocruz), Daiane Rossi (COC/Fiocruz) e Polyana Valente (Fiocruz Minas) e direção e edição de Cristiana Grumbach, as novas produções serão lançadas em 25 de agosto, às 14h30, em evento no Centro de Documentação e História da Ciência (CDHS), em Manguinhos, Rio de Janeiro, com a participação das produtoras e pesquisadoras entrevistadas para o projeto e transmissão pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Em sua nova edição, o projeto tentou diversificar o perfil das mulheres retratadas, de forma a representar outras áreas de pesquisa, para além das ciências biomédicas. A meta é espelhar também as diferentes formas de intervenção das cientistas nas emergências sanitárias no país, tanto em seus laboratórios quanto em sua relação com a sociedade.

Vinculada ao projeto Memória Institucional – Mulheres na Fiocruz, coordenado pelo pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Luiz Otávio Ferreira, a iniciativa lançou em 2020 seus primeiros vídeos. As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e poderão ser consultadas na íntegra.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Confira as protagonistas da temporada:

Rita Nogueira

Médica virologista. Pesquisadora Titular do do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de dengue e febre amarela.

Elena Caride

Bióloga. Atualmente gerencia o Programa de Vacinas Virais da Vice Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos. Atuou na emergência de HIV.

Valdilea Veloso

Infectologista. É atualmente diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Atuou nas emergências de Covid-19 e HIV.

Marilda Siqueira

 Virologista. Chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de sarampo, rubéola e Covid-19.

Simone Monteiro

Psicóloga. Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou na emergência de HIV.

Denise Valle

Bióloga. Pesquisadora titular no Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de arboviroses.

Celina Turchi

 Epidemiologista. Pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Atuou na emergência de zika vírus.

fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/serie-destaca-protagonismo-feminino-em-emergencias-sanitarias

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...