Quase lá: Feminicídio: condenado homem que fingiu cuidar da sogra para matar ex

No dia do feminicídio, homem se ofereceu para dormir na casa da sogra para auxiliar nos cuidados da idosa recém-operada e matou a ex

Metrópoles

 

Reprodução/Redes sociais

São Paulo – O Tribunal do Júri da Comarca de Chavantes, cidade do estado de São Paulo, condenou a 27 anos de prisão um homem que matou a ex-mulher a facadas. Marco Antônio Figueira não aceitava o término do relacionamento após 23 anos de casamento. A condenação foi por homicídio qualificado.

Segundo o processo, em abril de 2021, o corpo de Cláudia Valéria de Oliveira (foto de destaque) foi encontrado pelo filho com 24 perfurações nas regiões do rosto, pescoço e mãos.

No dia do feminicídio, Marco Antônio se ofereceu para dormir na casa da sogra para auxiliar nos cuidados da idosa recém-operada e matou Cláudia, que também dormia no imóvel para cuidar da mãe.

O criminoso fugiu no veículo da mulher, mas foi localizado a cerca de 120 quilômetros do local.

Violência e ódio

Em sua sentença, o juiz Tadeu Trancoso de Souza destacou, na dosimetria da pena, que a conduta feminicida, ao efetuar 24 golpes, revela a intensidade da violência e o ódio, ensejando no agravamento da pena base.

“A personalidade do réu revela covardia, perversidade, maldade e insensibilidade acentuadas, considerando que não satisfeito em matar a vítima, avisou ao filho do casal, solicitando que fosse até o local. Além disso, fugiu do distrito da culpa, evidenciando absoluta ausência de senso de responsabilidade por seus atos”, analisou.

O juiz considerou também que o motivo do crime evidencia o sentimento de posse em relação à vítima, como se a ex-mulher fosse sua propriedade.

Pedidos de socorro

“As circunstâncias do cometimento do crime pesam sobremaneira contra o réu, constando que a vítima foi assassinada dentro da residência de sua genitora, quando lhe prestava auxílio, haja vista que se encontrava operada do fêmur, impossibilitada de se movimentar. Destaco que, em depoimento, a mãe da vítima, acamada, ouviu os pedidos de socorro da filha sem que pudesse nada fazer diante da sua impossibilidade de locomoção”, pontuou.

Cabe recurso da decisão. O réu não poderá apelar em liberdade.

fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/feminicidio-condenado-homem-que-fingiu-cuidar-da-sogra-para-matar-ex


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...