Quase lá: Nota de solidariedade à família de Karine Ferreira Isnarde, vítima de feminicídio em reserva indígena de Dourados/MS

Karine tinha apenas 16 anos e morava na Aldeia Jaguapiru, onde foi vítima de violência sexual e feminicídio praticado pelo namorado

Publicado em 12/12/2023 19h34 - Ministério das Mulheres
Nota oficial

 

O Ministério das Mulheres vem a público manifestar solidariedade à família de Karine Ferreira Isnarde, jovem indígena brutalmente assassinada no último fim de semana em Dourados/MS. Karine tinha apenas 16 anos e morava na Aldeia Jaguapiru, onde foi vítima de violência sexual e feminicídio praticado pelo namorado, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Infelizmente, não se trata de um caso isolado na reserva indígena de Dourados. Desde o início do ano, diante do agravamento da violência de gênero contra meninas e mulheres indígenas, o Ministério das Mulheres tem alertado aos demais órgãos do poder público para uma situação de crise humanitária vivenciada pelas comunidades Guarani Kaiowá. 

O Ministério das Mulheres reitera o compromisso com a proteção dos direitos das mulheres indígenas, atuando no estabelecimento de protocolos e fluxos específicos na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, voltados aos atendimentos de mulheres indígenas Guarani Kaiowá e de todas as etnias do estado do Mato Grosso do Sul.

A pasta também tem voltado esforços para a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Dourados e outra no município de Corumbá, que inicia um estudo de projeto de atenção às mulheres de fronteira, incluindo mulheres indígenas. Em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), serão implementadas ainda Casas da Mulher Indígena por bioma (Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Pantanal e Amazônia).

Reforçamos nossa solidariedade aos familiares de Karine Ferreira Isnarde e à comunidade neste momento de dor. O Ministério das Mulheres seguirá trabalhando contra toda forma de violência contra as mulheres.

MINISTÉRIO DAS MULHERES
12 de dezembro de 2023
fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2023/dezembro/nota-de-solidariedade-a-familia-de-karine-ferreira-isnarde-vitima-de-feminicidio-em-reserva-indigena-de-dourados-ms-1

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...