Quase lá: CFP promove diálogo sobre Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências

 

Gênero, trabalho e política, saúde da mulher e questões raciais estão entre os temas a serem abordados no encontro que acontece no próximo sábado (12), em SP, com transmissão on-line

 
 

O diálogo acontece das 9h às 17h, como parte da programação do 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP). Gênero, Trabalho e política, saúde e questões raciais estão entre os temas que serão abordados no evento, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP.

A abertura do germinário terá a participação da presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes; da conselheira do CFP, Alessandra Almeida; e da ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal Eleonora Menicucci.

O germinário contempla a diversidade de pautas que atravessam a constituição das mulheres e de questões que se apresentam no dia-a-dia da atuação das psicólogas. Confira a programação:

Mesa 1 – A conselheira do CFP Marina Del Poniwas será a mediadora da mesa sobre Gênero, que terá as participações da professora do Departamento de Psicologia Clínica da UnB Valeska Zanello; da doutora em Psicologia Social da UFMG Geíse Pinheiro Pinto; e da professora da PUC/SP Bia Brambilla.

Mesa 2 – A segunda mesa será sobre Trabalho e Política, com mediação da conselheira do CFP Alessandra Almeida. Participam do diálogo a psicóloga atuante no SUAS e conselheira diretora do CRP03/BA, Glória Maria Machado Pimentel; a mestre e psicóloga pelo IP/USP Laís Nicolodi; e a doutora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo/UFBA, Darlene Silva Vieira Andrade.

Mesa 3 – A conselheira Marisa Helena Alves mediará a mesa sobre Saúde com a participação da psicóloga da Defensoria Pública da Bahia Vanina Miranda da Cruz; da psicóloga no Hospital Pérola Byington Daniela Pedroso; e da psicóloga, doutoranda em Psicologia Social e Institucional/ UFRGS Sofia Fávero Ricardo.

Mesa 4 – A última mesa do germinário será mediada pela conselheira do CFP Célia Zenaide, com o tema Questões Raciais. O diálogo tem como convidadas a psicóloga e coordenadora geral da Rede Dandaras, Laura Almeida; da psicóloga de Saúde indígena no DSEI/BA, Nita Tuxá; e da psicóloga e mestra em Estudos Interdisciplinares/UFBA Anne Bittencourt Santos e Silva.

No encerramento, os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) serão convidados a colaborar com uma carta aberta do Sistema Conselhos de Psicologia em defesa das mulheres.

Germinário Mulheres, Psicologia e enfrentamento às violências

Data: 12 de novembro de 2022 – Sábado
Local: UNINOVE – Campus Memorial, localizado na Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda, São Paulo/SP (ao lado da estação do metrô Barra Funda).
Transmissão em tempo real pelas redes sociais do CFP

https://youtu.be/NNhW5qfZxw8

https://youtu.be/31KyK8epSAw

 

fonte:https://site.cfp.org.br/cfp-promove-dialogo-sobre-mulheres-psicologia-e-enfrentamento-as-violencias/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...