Quase lá: Conheça os impactos físicos do processo de ovulação

 

Hormônios liberados durante o ciclo ovariano influenciam na densidade óssea, na saúde do coração, no metabolismo, dentre outras áreas
Publicado em 26/01/2023 19h17 - Ministério da Saúde
 
Conheça os impactos físicos do processo de ovulação

Foto: Internet

Desde o início desta semana, a série "Saúde Menstrual" orienta sobre os cuidados relacionados à menstruação, as doenças mais comuns envolvendo ciclos irregulares, como identificar possíveis sinais de alerta e quando procurar ajuda médica. Na publicação de hoje, será abordado o processo de ovulação e as implicações para o funcionamento do organismo feminino.

A ovulação é uma das etapas do ciclo ovariano e ocorre quando o óvulo está maduro e é liberado do folículo. Chegando às trompas, segue até o útero da mulher, onde recebe níveis de estrogênio e progesterona, hormônios que desempenham papel que vai muito além da fertilidade. Eles interferem na densidade óssea, na saúde do coração, no metabolismo, na qualidade do sono e na saúde mental.

Em mulheres com ciclo menstrual regular, a ovulação ocorre 14 dias depois do início da menstruação. Conforme a ovulação se aproxima, o corpo aumenta a produção de estrogênio. Isso causa o espessamento do revestimento do útero, o que ajuda a criar um ambiente apropriado para o espermatozoide. Com o estrogênio elevado, ocorre também o aumento repentino do hormônio chamado luteinizante (LH), que causa a liberação do óvulo maduro do ovário, o que ocorre de 24 a 36 horas após o aumento de LH.

O óvulo liberado sobrevive 24 horas após a ovulação e, se não for fecundado, o revestimento do útero será descartado com a menstruação. Após 28 dias, geralmente, a menstruação começará novamente marcando o início do próximo ciclo menstrual.

Durante a ovulação, é comum que a mulher sinta alguns sintomas, como dor leve na parte inferior do abdômen, aumento da temperatura corporal imediatamente ao acordar e mudança na textura do muco vaginal. Essa alteração não indica o dia exato da ovulação, mas sim, um período que se estende de, aproximadamente, um dia antes até um dia depois dela. O muco apresenta uma consistência mais fluida, de cor clara e é quando a mulher tem uma sensação maior de lubrificação. Existem testes rápidos adquiridos em farmácias que identificam o período de ovulação, a partir do perfil hormonal, testando uma amostra de sangue retirada durante a fase lútea.

Os ciclos de ovulação iniciam, juntamente, com a menarca, entre 11 e 16 anos, e seguem até a menopausa, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Entretanto, fatores como o uso de métodos contraceptivos hormonais, que bloqueiam a ovulação, podem influenciar nesse período. A própria gravidez ou gestação também bloqueia a ovulação, assim como as demais etapas do ciclo menstrual. Além disso, a amamentação e algumas condições de saúde, fatores ambientais ou internos, dieta ou mudanças nos exercícios físicos podem também alteram a fase ovulatória.

Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/conheca-os-impactos-fisicos-do-processo-de-ovulacao

 

Saiba quais as principais doenças causadas por um ciclo menstrual irregular

Alterações na frequência, mudanças no fluxo, cólicas intensas e outros sintomas podem ser indícios de problemas
Publicado em 25/01/2023 16h42 - Ministério da Saúde
 
6.jpg

- Foto: Internet

 
 
 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...