Quase lá: Daiana Santos protocola projeto para implementar ‘Orçamento Participativo Nacional’

A deputada federal do PCdoB gaúcho teve inspiração no modelo lançado na gestão de Olívio Dutra (PT) em Porto Alegre em 1989

Por
Duda Romagna - SUL21
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
 

A deputada federal gaúcha Daiana Santos (PCdoB) protocolou, no Congresso Nacional, um Projeto de Lei (PL) que busca instituir o “Orçamento Participativo Nacional”, permitindo a votação popular para decidir o destino de verbas públicas. Além disso, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para inclusão do tema na Constituição Federal.

A ex-vereadora se inspirou num modelo instituído na Capital em 1989 pelo governo de Olívio Dutra (PT) que é referência no Brasil e no mundo. O projeto foi reivindicado por movimentos sociais que pediam por mais atuação da sociedade em decisões governamentais. A deputada se reuniu com Olívio para lembrar a implementação do OP em Porto Alegre. “Vamos ampliar e seguir a nossa luta pela participação popular em Brasília!”, disse Daiana, em suas redes sociais. 

Para ela, o projeto é um passo importante para a expansão da democracia nacional. “A criação do OP no Brasil é uma forma de fortalecermos a democracia no país, visando que o povo, através da participação popular, possa estar apresentando e decidindo de maneira direta e universal os encaminhamentos em diferentes áreas de atuação do Estado, como ciência, educação, saúde e segurança”, defende Daiana.

Cidades como Montevidéu (Uruguai), Barcelona (Espanha) e Bruxelas (Bélgica) adotaram um sistema baseado no Orçamento Participativo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a experiência é uma das 40 melhores práticas de gestão pública urbana no mundo.

Em etapas, o modelo tem ciclos e inicia com reuniões preparatórias, com prestação de contas da Prefeitura e a apresentação do Plano de Investimentos e Serviços. As autarquias municipais participam das reuniões prestando esclarecimentos. Com assembleias regionais e temáticas, a população deve eleger prioridades para o município.

 

fonte: https://sul21.com.br/noticias/politica/2023/02/daiana-santos-protocola-projeto-para-implementar-orcamento-participativo-nacional/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...