Quase lá: 10 citações de Conceição Evaristo para citar na redação!

Vozes que ecoam as experiências, lutas e esperanças de grupos historicamente marginalizados estão presentes na literatura brasileira contemporânea. Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma das mais poderosas e influentes neste contexto.

 

Gabriela Lourenço - 29/04/2024 - CRIA

Explore citações de Conceição Evaristo para citar na redação, uma das vozes mais proeminentes da literatura brasileira contemporânea. Descubra como suas palavras poderosas abordam questões de identidade, resistência, racismo e justiça social para embasar argumentos em sua redação.

Vozes que ecoam as experiências, lutas e esperanças de grupos historicamente marginalizados estão presentes na literatura brasileira contemporânea. Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma das mais poderosas e influentes neste contexto.

As palavras dela refletem a força e a resistência da mulher negra brasileira. Ao longo de sua carreira como escritora e ativista, Conceição Evaristo criou uma vasta coleção de obras literárias e se tornou uma fonte de inspiração e reflexão para aqueles que buscam compreender e mudar a sociedade e a cultura brasileiras.

Assim, confira algumas das citações mais marcantes de Conceição Evaristo, que podem enriquecer e embasar argumentos em uma redação, fornecendo insights profundos sobre identidade, racismo, ancestralidade e luta pela justiça. Continue com o CRIA e boa leitura.

Como uma das mais proeminentes vozes da literatura brasileira contemporânea, Evaristo empresta sua voz para aqueles que há muito tempo foram marginalizados e silenciados pela sociedade – Foto: Canva.

 

Quem é Conceição Evaristo?

Em 1946, Conceição Evaristo nasceu em uma favela no alto da Avenida Afonso Pena, uma das áreas mais ricas da zona sul de Belo Horizonte.

Com o passar do tempo, barracos e habitantes foram removidos, a avenida ganhou um prolongamento, novos prédios se ergueram e os becos e vielas da infância foram deixados para trás na memória afetiva da escritora mais tarde.

Após lavar e passar a roupa das freguesas, sua mãe, Dona Joana, encontrava tempo para contar histórias aos filhos. Ela ainda escrevia muitas delas em cadernos a lápis. Zelosa, a filha, mantém esses escritos até hoje e recorda a árdua rotina de trabalho e estudo, as exigências de uma mãe rigorosa e sua preocupação com o futuro de seus nove filhos.

Sua trajetória acadêmica é marcada por importantes conquistas. Assim, obteve o título de Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade” (1996). Posteriormente, concluiu o doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese “Poemas malungos, cânticos irmãos” (2011).

Maria da Conceição Evaristo de Brito é reconhecida não apenas por suas contribuições acadêmicas, mas também por sua produção literária, que destaca a experiência afro-brasileira e aborda questões sociais e raciais com sensibilidade e profundidade.

Assim, sua obra é um importante reflexo da diversidade cultural e da riqueza da identidade afrodescendente no Brasil.

Você também pode se interessar por:

10 citações de Conceição Evaristo para citar na redação

Mais do que simples frases, as citações de Maria da Conceição Evaristo de Brito são manifestações de resistência, reflexões profundas sobre a experiência negra no Brasil e apelos à reflexão sobre questões como pertencimento, identidade e justiça social.

Assim, confira a seguir 10 citações de Conceição Evaristo para citar na redação:

1. “Tem ações que o sujeito branco pode fazer no cotidiano para mexer na estrutura. A questão do negro não é para o negro resolver, é para a nação brasileira.”
2. “Toda vez que você coloca um sujeito num lugar de exceção, você desliga ele do seu lugar de origem.”
3. “A questão do negro, a questão indígena, não são questões para as pessoas que são vítimas resolverem. São para a nação resolver.”
4. “Quando mulheres do povo como Carolina, como minha mãe, como eu também, nos dispomos a escrever, eu acho que a gente está rompendo com o lugar que normalmente nos é reservado. A mulher negra, ela pode cantar, ela pode dançar, ela pode cozinhar, ela pode se prostituir, mas escrever, não, escrever é alguma coisa… é um exercício que a elite julga que só ela tem esse direito. Escrever e ser reconhecido como um escritor ou como escritora, aí é um privilégio da elite.”
5. “E pedimos que as balas perdidas percam o nosso rumo e não façam do corpo nosso, os nossos filhos, o alvo.”
6. “Eu sei que não morrer, nem sempre é viver.”
7. “A tristeza tem orelha grande e ouvidos fundos”, dizia ela. “Basta a gente dar uma gargalhada alta, que a orelhuda escuta e vem logo tristezando atrás da gente.”
8. “Lembrou-se então de que era uma mulher e não uma máquina desenfreada, louca, programada para corrercorrer.”
9. “Minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra.”
10. “Tenho dito e gosto de afirmar que a minha história é uma história perigosa, como é a história de quem sai das classes populares, de uma subalternidade, e consegue galgar outros espaços.”

Obras de Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma importante escritora do Brasil que explora temas como racismo, discriminação, identidade e resistência.

Além disso, sua obra destaca a representação da experiência negra no Brasil. Assim, algumas de suas obras mais conhecidas incluem:

“Ponciá Vicêncio” (2003):

Este livro conta a história de uma mulher negra chamada Ponciá Vicêncio que luta contra as dificuldades da vida no interior de Minas Gerais. Assim, o livro aborda temas como ancestralidade, pertencimento e identidade.

“Becos da Memória” (2006):

Esta coleção de contos apresenta a vida de mulheres negras em vários contextos sociais e históricos. Então, temas como racismo, violência, memória e esperança são abordados nos contos.

“Olhos d’Água” (2014):

Composto por contos, mostram a vida de mulheres negras em várias situações sociais e geográficas. Nesse sentido, os contos oferecem uma visão profunda e sensível da vida das mulheres negras, abordando temas como maternidade, violência doméstica, pobreza e racismo.

“Poemas da Recordação e outros movimentos” (2008):

Esta coleção de poemas é composta por temas como amor, memória, ancestralidade e luta. Assim, uma linguagem poética forte e profundas reflexões sobre a condição humana distinguem os poemas de Evaristo.

Racismo estrutural e literatura

Aproximadamente 80% dos personagens na literatura nacional são brancos, de acordo com uma pesquisa de mapeamento do romance brasileiro liderada por Regina Dalcastagnè (2008).

Estes números aumentam para protagonistas e narradores, especialmente. A pesquisa mencionada inclui 258 livros escritos por autores brasileiros, publicados pelas editoras de maior prestígio em nosso país, Companhia das Letras, Record e Rocco.

Além disso, entre as descobertas, encontramos “165 escritores diferentes, sendo que os homens representam 72,7% do total dos autores publicados”.

Outro importante é a questão da heterogeneidade racial, ainda mais notável. 93,9% dos autores e autoras estudados são brancos (DALCASTAGNÈ, 2008, p. 89).

A grande diferença entre a difusão da produção literária de autores brancos e negros destaca os benefícios físicos e simbólicos de cada grupo em relação ao outro.

“Os brancos saíram da escravidão com uma herança simbólica e concreta extremamente positiva, fruto da apropriação do trabalho de quatro séculos de outro grupo”, observa Maria Aparecida Bento.

 

Sobre a CRIA

A plataforma CRIA é um corretor de redações por inteligência artificial desenvolvida pela Tecnologia Única, uma empresa fundada em 2004, e que conta hoje com mais de 300 colaboradores por todo o Brasil.

A maioria de nossas soluções é comercializada na modalidade SaaS. Temos como principais parceiros a Microsoft e a AWS. Isso significa que somos um facilitador do processo de aprendizado por meio da tecnologia.

 

fonte: https://blog.cria.net.br/citacoes-de-conceicao-evaristo-para-citar-na-redacao/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

...