Quase lá: Macamo fala sobre lições de Moçambique no desarmamento

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, discursou esta manhã, durante a comemoração do mês da Amnistia em África, na Cidade de Maputo, que decorre sob o lema “Desarmamento como Oportunidade Para o Silenciar das Armas em África: Lições da República de Moçambique”.

Foto: MINEC

 

Organizada pela União Africana, em parceria com as Nações Unidas, a celebração tem como propósito a mobilização de esforços para acelerar a materialização da iniciativa africana referente ao Silenciar das Armas em África até 2030, uma contribuição para a promoção e reforço da paz e estabilidade no continente africano, refere um comunicado do MINEC.

Participam nesta comemoração quinze Estados-Membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, representantes da Comissão da União Africana, das Nações Unidas e de outros organismos internacionais.

De acordo com a nota, o evento ocorre na sequência da 29ª Cimeira da União Africana, realizada em Adis-Abeba, Etiópia, em Julho de 2017, que declarou o mês de Setembro de cada ano, como o Mês Africano da Amnistia para a entrega e recolha de armas ilícitas, ligeiras e de pequeno porte.

A celebração é organizada anualmente, segundo o princípio de rotatividade geográfica das cinco sub-regiões do continente africano.

fonte: https://opais.co.mz/macamo-fala-sobre-licoes-de-mocambique-no-desarmamento/

 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...