Durante uma audiência pública no Senado Federal, um grupo de mulheres fez um ato simbólico contra a Reforma da Previdência. Unidas por uma corrente, gritavam palavras de desordem em prol dos direitos das mulheres, pela liberdade de Lula e contra a Reforma

AtoPrevidencia3ago19

Texto e foto de Priscilla Brito

Durante uma audiência pública no Senado Federal, um grupo de mulheres fez um ato simbólico contra a Reforma da Previdência. Unidas por uma corrente, gritavam palavras de desordem em prol dos direitos das mulheres, pela liberdade de Lula e contra a Reforma.

O Movimento de Mulheres Camponesas, organizador do ato, tem sido um dos mais combativos na defesa da seguridade social e do direito à aposentadoria. Isso porque pontos sensíveis da Reforma, como o mínimo para o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais para categorias como mineiros, atingem em cheio a população do campo e das pequenas cidades.

O senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) apresentou na semana passada o relatório da Reforma (PEC 6/2019) e retirou esses dois pontos, antes do prazo revisto. Os senadores estão correndo para aproveitar a mobilização da opinião pública para outros temas, como o da Amazônia. Jereissati sugeriu que a inclusão de estados e municípios nas novas regras corressem mesmo em uma PEC paralela. Ao fazer apenas supressões, o senador evita assim que a PEC retorne à Câmara.

Se dependesse das mulheres organizadas em movimentos, uma Reforma que contraria de tal forma os interesses do povo jamais passaria. Mas os nossos representantes não governam para o povo.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Recomendamos a leitura

A universidade operacional

  • 15-05-2024 16:03:30

MST – 40 anos

  • 11-05-2024 15:40:33

Feminismo e software livre

  • 06-05-2024 18:43:14

Portugal entre 1974 e 1975

  • 30-04-2024 15:06:18

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...