Nos dias 8 a 12 de fevereiro a categoria das trabalhadoras domésticas esteve reunida em Brasília.

 

Leila Rebouças

 

A agenda de atividades contou agenda intensa de atividades. No dia 8, foi realizada reunião com a representante da Onu Mulheres no Brasil, Anastasía Divinskaya, quando a comissão formada por dirigentes da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e CNTD – Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos do Brasil, entregou pauta, construída no grupo de transição de Desigualdade, Gênero e Mulheres, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em resposta, Anastasía Divinskaya garantiu que a ONU Mulheres continuará apoiando a categoria.

assembleia fenatrad12fev2023a

No dia 9, a comissão se reuniu com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro teve como objetivo apresentar as pautas da FENATRAD e CNTD, por um trabalho digno e decente para a categoria das trabalhadoras domésticas, além de reafirmar a parceria com a entidade nos temas sobre a efetivação das Convenções Coletivas, que garantem os direitos da categoria, como a Convenção 189, combate à violência contra as mulheres, o trabalho doméstico escravo e saúde e segurança do trabalho.

Ainda no dia 9, foi realizada a abertura do Encontro Nacional da FENTRAD e CNTD , sob o tema: Retomando o diálogo democrático, sem medo de ser feliz. A mesa de abertura do Encontro Nacional contou com a participação da Presidenta do CNTD e Coordenadora geral da FENATRAD Luiza Batista Pereira; Luciana Servo, Presidenta do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada; Valeir Ertle, Representante da CUT Nacional , e Julimar Roberto, presidente da CONTRACS .

No dia 10, em jornada de muito trabalho, foi realizado o planejamento das atividades do ano de 2023.

Durante o final de semana, foram realizadas as assembleias gerais ordinárias anuais do CNTD e FENATRAD, onde estiveram representadas 17 entidades de trabalhadoras domésticas filiadas à FENATRAD, de 13 estados do pais: AC, AP, BA, ES, MA, PB, PE,SP, RJ.RS, SE, PI, SC.

Entre uma reunião e outra, a presidenta da Fenatrad mostrou às demais companheiras a nova sede da entidade, na área central de Brasília.

luiza fenatrad11fev23 nova sede


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...