Quase lá: Etarismo: imobiliária exige atestado de sanidade mental para alugar imóvel a mulher de 74 anos

A família registrou o caso na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Metrópoles

 

Material cedido ao Metrópoles
Mulher de vestido ao lado de um sofá

Uma mulher de 74 anos anos foi impedida de alugar um apartamento na Vila Dimas, em Taguatinga Sul, por conta da idade, na última sexta-feira (7/7). Ao demonstrar interesse em um imóvel, a aposentada e pensionista Maria Lia da Conceição foi informada pela imobiliária Know How que além dos pré-requisitos, seria necessário apresentar um atestado de sanidade mental para fechar o contrato de aluguel.

Inicialmente, Maria perguntou se poderia ser fiadora da neta, Letícia Alves, que tinha o intuito de alugar o apartamento, mas não cumpria com todos pré-requisitos. O corretor informou que não era permitido, porque a idade máxima era 65 anos.

Diante do impedimento, a aposentada perguntou se poderia alugar o imóvel no próprio nome. Mas se deparou com o mesmo obstáculo. De acordo com o funcionário, essa era a norma da empresa, e a pensionista só poderia realizar o aluguel com um atestado de sanidade mental.

Maria Lia afirmou à reportagem do Metrópoles que ficou extremamente chateada com a situação. “Eu fiquei muito triste com isso, me senti humilhada, é muito preconceito. Todo mundo vai envelhecer um dia”, contou.

“Eu sou uma pessoa honesta, vivo de aluguel e pago todas as minhas contas em dia. Mesmo com a idade, eu sou super ativa. Achei isso um absurdo, eu fui muito humilhada, nunca tinha visto acontecer. Disse a eles que isso é crime e fere os direitos previstos no estatuto do idoso”, acrescentou a aposentada.

Não existe nada previsto na legislação que respalde a exigência feita pela imobiliária.

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/etarismo-imobiliaria-exige-atestado-de-sanidade-mental-para-alugar-imovel-a-mulher-de-74-anos


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...