Mais de 10 mil refeições são oferecidas diariamente no acampamento em Brasília

Valmir Araújo
Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
 
Movimento recebeu mais de 6 toneladas de alimentos para preparo de refeições - MTST/Divulgação

 

A Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no Distrito Federal está apoiando a realização da 3ª Marcha das Mulheres Indígenas com fornecimento de alimentação durante os dias das atividades.

"A gente entende que essa aliança é fundamental para construir uma democracia e um projeto de país", considerou o coordenador do MTST no DF, Rud Rafael.

Esse ano, a Marcha tem como tema "Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais" e reúne mais de 5 mil mulheres indígenas de todo o país em Brasília, entre os dias 11 e 13 de setembro. A mobilização é organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e as atividades se concentram no Eixo Cultural Ibero-Americano, na área central da capital federal.

De acordo com a organização da Cozinha Solidária, são oferecidas mais de 10 mil refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço e jantar. "Para nós está sendo uma honra poder alimentar as mulheres indígenas em marcha pelos seus direitos, por demarcação das terras indígenas e para derrubar o marco temporal. Essas lutas se alinham muito com as nossas lutas nas periferias", observou Rafael. 

A Cozinha Solidária começou a fornecer alimentação para as participantes da Marcha no domingo (10) e segue até a quinta-feira (14). Apenas na segunda-feira (11), receberam mais de seis toneladas de alimentos para a preparação das refeições. Cuscuz com ovo, carne cozida, arroz, feijão e salada, carne moída com mandioca e muita fruta e suco fazem parte do cardápio.

:: Terceira Marcha das Mulheres Indígenas reúne em Brasília lideranças em defesa da vida e da biodiversidade ::

Cozinhas solidária no DF

Em funcionamento desde abril de 2021, as cozinhas solidárias do Distrito Federal funcionam em Planaltina e em Ceilândia. Atualmente, as cozinhas funcionam, em geral, todos os dias da semana, distribuindo almoços balanceados de forma gratuita para famílias das periferias. Para isso, o MTST arrecada doações. Para saber como doar, acesse o site do projeto.

"As cozinhas solidárias funcionam como espaços e também são equipamentos comunitários, onde funcionam escolinhas, cursos de capacitação em autoconstrução, mutirão de saúde, enfim, um conjunto de atividades que também atendem a outras demandas das comunidades", explicou o coordenador do MTST, Rud Rafael.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/09/12/cozinha-solidaria-do-mtst-oferece-alimentacao-para-mais-de-5-mil-mulheres-indigenas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...