Quase lá: Seminário ocupa Congresso Nacional com agenda feminista

Coordenado pela Frente Parlamentar Feminista Antirracista, encontro reúne ativistas de todo o Brasil 

Nesta quinta-feira (28/09), das 9h às 18h, o seminário “Desafios da Frente Parlamentar Feminista Antirracista com participação popular” reúne ativistas dos movimentos de mulheres e feministas e de organizações da sociedade civil de todo o Brasil para debater as principais questões relacionadas ao direito das mulheres e a relação com a atuação do Legislativo Nacional. A recepção ficou por conta das coordenadoras da Frente Parlamentar Feminista Antirracista, deputadas Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Talíria Petrone (PSOL/RS) e Reginete Bispo (PT/RS). A realização do evento é fruto da articulação de um conjunto de organizações brasileiras.

Pela manhã, o debate é sobre o tema “A agenda democrática para as mulheres brasileiras”, com a presença de Bruna Benevides, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), e de Lúcia Xavier, da ONG Criola. Já na parte da tarde serão discutidos temas mais específicos. A mesa “(In)justiças reprodutivas: quem tem o direito de gestar no Brasil?”, contará com a presença de Mariane Marçal, da ONG Criola, e Lígia Cardieri, Rede Feminista de Sexualidade e Saúde (RFS). Para fechar o seminário, o tema “Violência política e de gênero: misoginia e racismo no Congresso Nacional”, com destaque para a movimentação da campanha #ElasFicam, será debatido por Ingrid Farias, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), e de Sofia Amaral, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (NEPEM/UFMG). Representantes das organizações e ativistas fazem comentários sobre os temas em cada uma das mesas de debates. 


Dia pela Descriminalização e Legalização do Aborto

O seminário acontece no Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto, data instituída em 1990 na quinta edição do Encontro Feminista Latino-Americano, ocorrida na Argentina. A escolha da data é estratégica pois insere o debate sobre o aborto no contexto ampliado da luta das mulheres, em relação direta com outros pontos importantes da agenda feminista.
“É muito simbólico que o Congresso Nacional seja ocupado pela pauta dos direitos das mulheres nesta data tão importante para a discussão da nossa autonomia. Ainda mais se considerarmos essa legislatura tão conservadora. Precisamos ocupar os espaços de poder para fortalecer a democracia, que se mostrou ainda frágil nos últimos anos”, destaca Jolúzia Batista, articuladora política do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), uma das organizações realizadoras do evento. 

Além de qualificar e demarcar o debate sobre pontos centrais da agenda feminista no Congresso Nacional, ao dar espaço para as vozes dos movimentos e organizações da sociedade civil no parlamento, o seminário também é uma oportunidade de fortalecimento da parceria entre ativistas e deputadas integrantes da Frente Parlamentar Feminista Antirracista. O encontro ocorre no Plenário 14 da Câmara Federal.

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...