Quase lá: 4ª Conferência Nacional de Cultura começa hoje (4/3)

A Conferência Nacional de Cultura (CNC) está de volta nesta segunda-feira (04/03). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", o evento deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Ministério da Cultura

 

A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Até a sexta-feira(8/3), a 4ª CNC vai debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante a Conferência vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

De acordo com a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, é a partir da união do Governo com a população que faz e vive da cultura que a tomada de decisão deve acontecer. “Um Governo nunca pode decidir sozinho, a participação popular é essencial, por isso uma Conferência, ela confere o que já aconteceu, o que está acontecendo e confere o que vai precisar acontecer para que a gente tenha sucesso nas políticas culturais do Brasil”, pontuou a secretária ao programa A Voz do Brasil da última quinta-feira (29/2).

Com adesão de 100% das Unidades Federativas do País, as delegadas e delegados que participarão da etapa nacional da Conferência elegeram, nas fases estaduais e distrital, aproximadamente 140 propostas que serão debatidas entre 12 grupos de trabalho e seis eixos temáticos:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Entre os participantes da Conferência, além de gestores governamentais e dos delegados e delegadas que foram votadas para representar seus locais e seus territórios, estão os intelectuais e pessoas representativas que trazem histórias e memórias importantes, e os observadores, que são as pessoas que se inscreveram através do site do evento e poderão conferir as atividades de perto.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co -realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/4a-conferencia-nacional-de-cultura-tem-inicio-nesta-segunda-feira-4-1

 

 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...