Os cães de guarda da extrema direita ladram – e as feministas passam. Mulheres indígenas convidam as parentes, indígenas ou não, a participar de lives das mulheres-biomas no Março das Originárias

OUTRASPALAVRAS

Publicado 08/03/2024 às 13:32 - Atualizado 08/03/2024 às 15:40

 

 

Por Inês Castilho - OutrasPalavras

Mulheres terra, mulheres raiz, mulheres semente, mulheres biomas. Depois das mulheres brancas letradas de classe média, das entusiásticas LGBT+, da potência das negras – agora as indígenas se somam aos feminismos e abarcam, com seus corpos territórios, a Terra Brasilis. Neste 8 de março, ocupam as redes e convidam as parentas, indígenas e não indígenas, a “somar com elas suas vozes, seus corpos, seus coletivos.”

“Serão todas bem-vindas”, convida Joziléia Kaingang, mulher terra do bioma Pampa, para as lives do 8M e Março das Originárias, que acontecerá online nas redes da ANMIGA. Não sabe o que é ANMIGA? Anota aí: Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade, organização criada e nomeada por elas, que neste 8M completa três anos. “Vamos fazer grandes debates e diálogos sobre as violências contra os nossos corpos territórios, e como nós, a rede das mulheres indígenas, pode se fortalecer mutuamente”, diz Jozi.

 

Em busca de criar uma organização coletiva, como reza a ancestralidade, elas inovaram. Organizaram-se em mulheres terra, as cofundadoras da ANMIGA, com poder executivo e legislativo, mas que também batem maracá no chão da aldeia; mulheres raiz, as que estão na ponta, no chão do território; mulheres semente, as que se ocupam da comunicação. Juntas, compõem as mulheres bioma, e com base neles organizaram as lives: dia 8, abertura do diálogo; dia 12, falam as mulheres bioma do Amazonas e do Cerrado; dia 19, as da Mata Atlântica e da Caatinga; dia 26, as do Pampa e do Pantanal. Uma panorâmica das lutas das mulheres indígenas de todo o país contra a violência e pelo seu fortalecimento.

Bora participar?

8M – Março das Originárias


Diálogos: Violência contra Mulheres Indígenas e fortalecimento mútuo

Lives nas redes da ANMIGA – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade: youtube, instagram, facebook

Dias 08, 12, 19 e 26 de março, às 19hs — Nas redes da ANMIGA.

 

fonte: https://outraspalavras.net/descolonizacoes/por-um-marco-das-originarias/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...