Quase lá: Jovens pesquisadores indígenas compartilham saberes das aldeias até a universidade

Pesquisadores indígenas conciliam saberes tradicionais à vivência acadêmica

  Publicado: 18/04/2024 - Jornal da USP
 
Indígenas contarão suas experiências de vida, desde as comunidades indígenas até chegarem à universidade – Povos indígenas – Foto: FFLCH/USP

 


Compartilhar suas experiências com o público é a ideia da palestra Vivências indígenas na graduação e pós-graduação, que será proferida  pelos indígenas e doutorandos, Reinaldo Macuxi e Eric Kamikiawa, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na vivência, que faz parte do Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado dia 19 de abril, Macuxi e Kamikiawa irão falar, respectivamente dos caminhos percorridos por eles, desde que deixaram as comunidades indígenas de Macuxi, no extremo norte de Roraima, e do povo Kurâ-Bakairi, no Mato Grosso, até chegarem à universidade. A trajetória dos pesquisadores mostra os desafios e as oportunidades que surgiram ao longo do percurso, seja na graduação ou na pós-graduação.

O encontro é realizado pelo Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), que é um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e tem o objetivo de aprofundar, sistematizar e divulgar conhecimentos sobre os povos indígenas nas Américas. O centro também busca produzir subsídios para debates em torno de políticas públicas referentes a essas populações e introduzir jovens pesquisadores ao círculo de discussões temáticas.

O evento é gratuito e será realizado dia 19 de abril,  das 15 às 17 horas, na rua do Anfiteatro, 181, Colméias – favo 8, na Cidade Universitária, em São Paulo. Não é necessário inscrição. 

Mais informações: Telefone (11) 3091-3301. e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/jovens-pesquisadores-indigenas-compartilham-saberes-das-aldeias-ate-a-universidade/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...