Quase lá: Evento em Minas Gerais debate participação de mulheres na política

Encontro termina neste sábado (22) e conta com atividades formativas e culturais

Brasil de Fato MG | Belo Horizonte (MG) |

caravana mulheres pcdob
Caravana 'Mais Mulheres na Política' é organizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB. - Divulgação Instagram/ Secretaria de Mulheres PCdoB

 

A presença e a participação de mulheres na política são temas que marcam um encontro realizado em Belo Horizonte, neste final de semana. A caravana  “Mais Mulheres na Política”, que termina neste sábado (22), reúne lideranças e pesquisadoras de mais de 25 cidades mineiras para falar sobre os desafios das mulheres no atual cenário e o que esperar para as eleições de outubro. 

Sediado na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, no centro da capital mineira, o evento é promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB e contou com diversas atividades formativas e culturais, como roda de samba, sarau, campanha de arrecadação de absorventes contra a pobreza menstrual e ações em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Além disso, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) fez o lançamento do livro “Mulher Preta na Política”.

A secretária nacional das Mulheres do PCdoB, Daniele Costa, reafirma a importância desse debate com a crescente tentativa de imposição das pautas de costumes impostas pela extrema direita.

 “A caravana chega em Minas Gerais com um grande desafio: incentivar a participação política das mulheres na luta contra as ofensivas da extrema direita, que ataca os direitos humanos conquistados. Podemos observar isso no caso do PL 1904, conhecido como o PL do Estuprador, que penaliza as mulheres vítimas de violência sexual ao invés de quem comete o crime”, destaca.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Jô Moraes, ex-deputada Federal pelo PCdoB-MG, por exemplo, vivencia na pele a luta pelos direitos políticos das mulheres em Minas Gerais desde antes da aprovação da regra que obriga partidos políticos a terem pelo menos 30% de mulheres candidatas nas eleições proporcionais. Ela ressalta a necessidade de organização política e social: 

“No momento em que o país vive, mais do que nunca, é necessário que as mulheres participem dos processos, tanto da organização da sociedade como dos espaços da política. A caravana é uma oportunidade ímpar, que leva para as ruas, para as redes, para os espaços de debate, aquilo que é fundamental, o cotidiano, os problemas e as respostas das mulheres”, destaca.

Programação

A caravana começou na quinta-feira (20). Neste sábado, a programação conta com oficinas, mesas de debate e atividades, além da arrecadação de absorventes e uma homenagem ao Rio Grande do Sul. O evento termina em samba, previsto para começar às 18 horas. 

A programação completa está disponível no site mulher.pcdob.org.br   
 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Lucas Wilker

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/06/22/evento-em-minas-gerais-debate-participacao-de-mulheres-na-politica

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

...