10/01/2025

Coleção integra o projeto que visa fortalecer as lideranças negras e suas organizações para o desenvolvimento de ações políticas de enfrentamento ao racismo 

Criola acaba de lançar último volume da coleção de publicações que integram o projeto “Justiça para mulheres negras: enfrentando a Violência Racial e de Gênero e ampliando direitos”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as lideranças negras e suas organizações para o desenvolvimento de ações políticas que visem o enfrentamento da violência racial, da criminalização e das desigualdades raciais. As principais ações do projeto focaram em elaborar um “Estado da Arte” sobre o enfrentamento à violência racial sistêmica e injustiças criminais, bem como mapear iniciativas, boas práticas, atores, atrizes, movimentos e organizações envolvidas com o tema; ampliar a capacidade de intervenção da sociedade civil através do enredamento de organizações, redes, universidades e movimentos em torno da construção de estratégias e medidas contra a violência racial sistêmica; e mobilizar a população negra, em especial as mulheres negras, visando ampliar o conhecimento sobe os mecanismos de defesa e de reparação sobre justiça racial e criminal. 

A primeira publicação desta coleção foi o estudo Racismo, violência e Estado: três faces, uma única estrutura de dominação articulada – abordagem conceitual, que inaugura a discussão e aprofunda conceitualmente o debate sobre violência racial na relação com o Estado e suas instituições. Em seguida, foi lançada a Agenda Antirracista para Transformação do Sistema de Justiça. Elaborada por organizações de direitos humanos e de mulheres negras, ela traz soluções políticas e recomendações para construir uma outra narrativa sobre as reformas do sistema de justiça. As propostas visam deslocar os órgãos do sistema de justiça (Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) de uma cultura institucional de legitimação da violência racial para uma cultura de pleno respeito à dignidade e aos direitos da população afrodescendente. 

Para fechar a coleção, lançamos a publicação Análise das Políticas e Iniciativas Antirracistas do Sistema de Justiça, um estudo que conta com uma investigação aprofundada sobre as tentativas desenvolvidas pelo sistema de justiça voltadas ao combate do racismo institucional. 

Esta iniciativa é parte dos esforços de Criola para romper com as práticas racistas perpetradas pelo Estado, visando estabelecer espaços públicos sensíveis e propícios para o debate e a construção de estratégias que interrompam essas condutas.