Quase lá: Rede de Mulheres Negras do Nordeste convoca ativistas para construção do Comitê Regional rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

Podem se inscrever e participar ativistas negras individuais ou participantes de organizações sociais que atuam com centralidade no combate ao racismo patriarcal em qualquer estado da Região Nordeste

 

Odara – Instituto da Mulher Negra - jun 20, 2024

Reuniao do GT Regional Nordeste ODARA

 

Movimentos de Mulheres Negras de todo Brasil estão em preparação para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que pretende levar 1 Milhão de Mulheres Negras para marcharem em Brasília, em novembro de 2025. Como parte do processo de construção deste momento histórico, a Rede de Mulheres Negras do Nordeste está convocando Mulheres Negras ativistas individuais e de movimentos sociais em geral que atuam com centralidade no combate ao racismo, para se unirem em uma reunião virtual para a construção do Comitê Regional da Marcha, que será responsável por pensar e coordenar, nos nove estado da região, estratégias de mobilização rumo ao ato de 2025.

A reunião acontecerá na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 19h, e as interessadas em participar devem se inscrever através do link, até as 12h do dia 27.

No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, cerca de 81 organizações do movimento de mulheres negras realizou um levante em 17 estado do Brasil, e na Argentina, para lançar a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que também vem sendo chamada de 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras. 

A primeira edição do evento aconteceu em 2015, reunindo cerca de 100 mil mulheres na Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver. Em 2025, o movimento vai às ruas reafirmando as mesmas temáticas, para denunciar as contínuas violações que afetam as populações negras diariamente, além de exigir Reparação Racial pela escravidão e enriquecimentos fruto da exploração negra, e reafirmar o Bem Viver como projeto de sociedade defendido pelas mulheres negras para o Brasil.

A expectativa de 2025 é reunir 1 milhão de mulheres negras na capital federal. Para isso, a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste (RMNN), a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira e o Fórum Nacional de Mulheres Negras seguem em mobilização para construir essa grande agenda de incidência política. 

Inscreva-sse e participe! Junte-se a nós nesta luta pelos nossos direitos, combatendo o racismo, a violência de gênero e todas as formas de discriminação. É hora de ampliar nossas vozes e garantir nossa participação ativa na construção de um futuro mais justo e igualitário. 

Serviço: 

O quê: Reunião para construção do Comitê Regional Nordeste rumo à Marcha de Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver – 2025

📅 Data: 27 de junho
🕒 Horário: 19h
📍 Local: Plataforma Virtual

✊🏿 Para se inscrever, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyJoc8bwcAvF0g6cMjr4Ziq9FBgkb9twTLhgJZ_OhkE5oWfA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

Para mais informações, entre em contato com a Rede de Mulheres Negras do Nordeste: 

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (71) 3561-2860

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

...