Quase lá: Garotas podem transformar ideias em aplicativos em escola de verão gratuita da USP

Edição 2025 da “Technovation Summer School for Girls”, que ensina programação a meninas de 8 a 18 anos, abre inscrições durante evento on-line no próximo sábado (18)

  Publicado: 14/01/2025 às 12:52 - Jornal da USP

Sentadas em um auditório, meninas de diferentes idades participam de atividade sobre tecnologia. A Technovation Summer School for Girls (TechSchool) oferece 75 vagas para meninas de 8 a 18 anos matriculadas em escolas de todo o Brasil – Foto: Divulgação/ICMC-USP

 

Se você tem de 8 a 18 anos e quer conhecer o mundo da tecnologia, não pode perder esta oportunidade: o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá uma escola de verão gratuita e on-line para garotas aprenderem a criar aplicativos, a Technovation Summer School for Girls. Todas as atividades serão realizadas remotamente de 15 de fevereiro a 19 de abril. Esta será a sétima edição da iniciativa e a quinta que ocorrerá de forma totalmente remota.

Nesta edição, serão disponibilizadas 75 vagas para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições devem ser realizadas no sábado, 18 de janeiro, a partir das 14h (horário de Brasília), durante um evento on-line que será transmitido pelo YouTube, no canal do Grupo de Alunas de Ciências Exatas do ICMC (Grace).

Na ocasião, será divulgado o link para o formulário de inscrições, explicados os detalhes sobre como funcionará a escola de verão 2025 e esclarecidas as dúvidas das interessadas e dos responsáveis. O objetivo da Technovation Summer School for Girls é ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos, apresentando métodos inovadores e estimulando habilidades relacionadas ao empreendedorismo, ao trabalho em equipe e à arte de falar em público. Outra meta da iniciativa é estimular as equipes a participarem do Technovation Girls, uma competição global de tecnologia e empreendedorismo para meninas. No ano passado, quatro equipes com aplicativos desenvolvidos na escola da verão da USP chegaram à semifinal da competição.

 

Para se inscrever, não é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia. Basta as participantes se identificarem como o gênero feminino (englobando transexuais e pessoas não binárias), possuir uma conta do Gmail e acesso à internet, além de um computador, tablet ou um smartphone. Também é preciso ter de 8 a 18 anos até 1º de agosto de 2025, disponibilidade para participar dos encontros on-line da escola de verão aos sábados à tarde e interagir de forma remota (via Whatsapp e por meio de reuniões).

As organizadoras recomendam que as interessadas participem do evento on-line e façam as inscrições assim que o formulário for divulgado. No momento da inscrição, as interessadas devem enviar um vídeo de até três minutos contando por que desejam participar da TechSchool e como essa experiência pode transformar suas vidas. As inscrições se encerram no dia 22 de janeiro e as selecionadas serão comunicadas até dia 1º de fevereiro. A matrícula deverá ser realizada até dia 4 de fevereiro. Após esse prazo, as vagas remanescentes serão preenchidas conforme a ordem da lista de espera.

Alguns documentos e informações das interessadas serão necessários no momento da inscrição, como e-mail do Gmail (os encontros acontecerão via Google Meet), número do RG e número do CPF (caso possua), bem como RG e CPF do responsável.

Sobre a iniciativa

Promovida pelo ICMC, a TechSchool é coordenada pelas professoras Lina Garcés e Kalinka Castelo Branco, por estudantes e egressas dos cursos de graduação e de pós-graduação do ICMC e por colaboradoras de universidades federais e da indústria que fazem parte do Grace. O Grace, por sua vez, é um grupo de extensão ligado ao ICMC que tem como objetivo desenvolver atividades na área de tecnologia e ciências exatas voltadas para o público feminino.

Realizada desde 2018 pelo ICMC, a escola de verão já impactou diretamente mais de 675 meninas no contexto do projeto Rebeca: Rede de Ensino Brasileira para Engenharias e Ciências Exatas, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como em todos os anos anteriores, a Technovation Summer School for Girls também necessita de voluntários que possam contribuir com o desenvolvimento das jovens participantes. Para se tornar um mentor ou uma mentora, basta ser estudante de graduação ou de pós-graduação, profissional da área de educação ou trabalhar em áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, por exemplo. A inscrição para a monitoria segue aberta até dia 18 de janeiro neste link e a participação é altamente incentivada.

Serviço: Evento on-line ao vivo para inscrições na Technovation Summer School for Girls
Quando: sábado, 18 de janeiro, a partir das 14h
Onde: www.youtube.com/@graceicmcusp> (canal do Youtube do Grace)
Confira a programação da escola de verão:
http://grace.icmc.usp.br
Para mais informações, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/genero/garotas-podem-transformar-ideias-em-aplicativos-em-escola-de-verao-gratuita-da-usp/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...