Quase lá: Mais de 180 filmes dirigidos por mulheres se inscreveram na Djaniras – Mostra de Cinema Feminino

Evento, que ocorre em agosto, em João Pessoa, recebeu filmes de realizadoras paraibanas e de outros estados brasileiros

Brasil de Fato PB | João Pessoa |

Djaniras - Mostra de Cinema Feminino está na sua segunda edição. - Foto: Kio Lima.

 

A segunda edição da Djaniras – Mostra de Cinema Feminino, que acontecerá de 6 a 9 de agosto, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, recebeu inscrições de mais de 180 filmes dirigidos por mulheres. Em relação à primeira edição, a Mostra Margarida, destinada a curtas realizados na Paraíba subiu de 15 para 24 filmes. Já a Mostra Acácia, para realizadoras de outros estados do Brasil, foi de 70 para 165 curtas-metragens inscritos. O evento pretende alavancar e fortalecer o cinema produzido por mulheres cis, trans ou travestis.

Para a coordenadora-geral da Djaniras, Martina Nobre, mais do que números, as inscrições são indicativos de um contexto que já vem mudando dentro do cinema brasileiro, é resultado de muito trabalho e evidência da conquista das realizadoras, mesmo ainda sendo uma parcela menor no audiovisual brasileiro. 

“Acreditamos que esse crescimento se deve a muitos fatores, desde investimento em políticas públicas aos resultados de políticas de gênero, raça e classe da sociedade civil organizada”, afirmou Martina.


Martina Nobre, uma das coordenadoras da Djaniras. / Foto: Kio Lima.

A Mostra, segundo Martina, almeja abraçar todas as possibilidades e reconhece a força do cinema feminino, mas os números também traduzem o contexto sociocultural uma vez que as mulheres cis foram as que mais se inscreveram na Mostra. O perfil também ainda coloca as mulheres brancas como maioria (60%) e negras (30%).

“Entendemos a Mostra como parte da nossa luta. Queremos estar ao lado daquelas que estão dispostas a mudar esses indicadores. É uma necessidade social que tenhamos mais mulheres negras e indígenas, assim como, mais mulheres trans e travestis comandando novas narrativas. Sabemos das dificuldades estruturais e históricas, mas vamos continuar difundindo e sendo suporte para outras possibilidades de mundo. A Mostra será cada vez mais plural”, disse.


Exibição na primeira edição/2022. / Foto: Kio Lima.

A Djaniras é uma realização da Carambola Filmes com incentivo do governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo com recursos geridos pela Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), apoio da Energisa e patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Todas as sessões da Mostra serão gratuitas. 

Acompanhe  o perfil da Djaniras e saiba mais sobre a mostra: @djanirasmostra

*Com informações da Ascom/Djaniras

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira

 

fonte: https://www.brasildefatopb.com.br/2024/07/04/mais-de-180-filmes-dirigidos-por-mulheres-se-inscreveram-na-djaniras-mostra-de-cinema-feminino

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

...