Em seu avião de volta a Roma de uma viagem ao Oriente Médio recentemente, o Papa Francisco reconheceu que o Vaticano enfrenta resistência em seus esforços para revisar os hábitos de negação, sigilo e encobrimento da Igreja Católica em torno dos abusos sexuais clericais. “Há pessoas dentro da igreja que ainda não enxergam claramente”, disse ele, acrescentando que “nem todos têm coragem”.

A reportagem é publicada por The Washington Post, 13-11-2022.

As delicadas frases do pontífice e seu timing enfatizaram o dano agravado que o escândalo infligiu à autoridade moral e ao prestígio da Igreja. Dias depois que o Papa Francisco compartilhou esses pensamentos com jornalistas, novas revelações de má conduta sexual de alto nível e acobertamento na França destruíram ilusões de progresso da Igreja em estabelecer uma cultura de transparência e responsabilidade em sua hierarquia.

Esse problema foi cristalizado na admissão do cardeal Jean-Pierre Ricard, que foi arcebispo de Bordeaux por 18 anos antes de se aposentar em 2019, que se comportou “de maneira repreensível” com uma menina de 14 anos há 35 anos. quando era pároco. A notícia foi ainda mais surpreendente pelo fato de o Cardeal Ricard ter servido como presidente da Conferência Episcopal da França de 2001 a 2007, mesmo quando as revelações de abuso sexual clerical abalaram a Igreja – primeiro em Boston, depois em todas as dioceses dos Estados Unidos e no mundo todo. No entanto, o prelado continuou exercendo sua autoridade como uma das figuras mais proeminentes da igreja francesa. Ele agora está sendo investigado por promotores franceses em Marselha por “agressão sexual agravada”.

A confissão pública do cardeal seguiu-se à divulgação no mês passado de que outro prelado, Michel Santier, 75, havia sido removido do cargo de bispo de Creteil, perto de Paris. O fato de ele ter sido disciplinado, após alegações de que havia abusado de jovens adultos décadas atrás, foi ofuscado pelo silêncio da Igreja sobre o assunto. Não havia dito nada sobre as acusações ou ações tomadas contra ele até que foram divulgadas pela mídia francesa em outubro. Ele também está sendo investigado pelos promotores.

Papa Francisco disse que não há como voltar atrás nas medidas “irreversíveis” destinadas a aumentar as salvaguardas contra o abuso sexual de crianças pelo clero e disse que a Igreja adotou uma política de “tolerância zero” em relação aos infratores no sacerdócio e na hierarquia. Sua pressão por reformas incluiu a ampliação da definição de crimes sexuais da Igreja, exigindo que freiras e padres informem seus superiores sobre alegações de abuso, responsabilizando bispos e outros prelados por lidar com casos de abuso e capacitando a própria comissão do Vaticano que lida com casos de abuso sexual, elevando seu status e influência.

No entanto, a evidência contínua de anos de silêncio em casos envolvendo prelados seniores e outros na hierarquia aponta para o arrastamento institucional interno que o Papa Francisco reconheceu. O mesmo acontece com a atitude da hierarquia da Igreja em muitos países pobres, onde os escândalos das últimas duas décadas são amplamente considerados como um problema principalmente do Hemisfério Norte, e pouca informação foi divulgada sobre casos de abuso sexual.

O registro do Papa Francisco é misto no maior escândalo a envolver a Igreja em séculos. Sua franqueza sobre o assunto é admirável, mas, em última análise, ele e a igreja serão julgados pelo progresso tangível que fizeram.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/623933-o-escandalo-de-abuso-sexual-da-igreja-catolica-continua

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...