O grupo técnico da transição que discute o tema reuniu-se nesta quarta (23/11) no CCBB

 

Victor Correia - Correio Braziliense
postado em 23/11/2022 13:50
 
 
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)
 
 

deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSol-SP) afirmou nesta quarta-feira (23/11) que o ministério dos Povos Originários que será criado pelo novo governo deverá ser uma pasta "de articulação", e que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sessai) devem ficar ligados, respectivamente, aos ministérios da Justiça e da Saúde.

"Estamos tentando definir os temas que iremos priorizar no ministério para começarmos a apresentar propostas. Estamos pensando em qual será a missão do ministério. Precisamos entender se será uma pasta de articulação ou mais executiva. A princípio, será de articulação, até porque o Orçamento de 2023 não contempla o ministério", declarou Guajajara no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede da transição.

O grupo de trabalho dos Povos Originários reuniu-se na manhã desta quarta (23/11). Também estiveram no encontro a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) e a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSol-MG). A criação do ministério dos Povos Originários é uma das promessas de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Estamos discutindo a Funai, a Sesai e toda a política indigenista. A princípio, a Funai na Justiça e a Sesai na Saúde. O ministério, ele está sendo criado do zero. Estamos vendo quais pastas da Funai podem vir para o ministério", disse ainda Guajajara.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/11/5053888-ministerio-dos-povos-originarios-deve-ser-de-articulacao-diz-sonia-guajajara.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...