IHU

Uma congregação de freiras na Índia trabalhou para criar um vínculo de confiança com a comunidade transgênero local, que carece de oportunidades devido à marginalização social.

A reportagem é de Anushah Sajwani, publicada por New Ways Ministry, 11-02-2023.

Duas freiras e uma mulher trans esperavam juntas em um ponto de ônibus no sul da Índia, uma coincidência do destino que logo se transformou em uma parceria abundante. Ranjitha, a mulher trans, procurou a Srs. Saly Joseph e Roselin Jose para solicitar que as irmãs venham orar por sua mãe. Ranjitha acrescentou que sua mãe era católica e muito doente na época. Hesitantes a princípio, as freiras aceitaram o pedido de Ranjitha. De acordo com o Relatório Global Sisters:

“A mãe [de Rajintha], que usava um rosário, estava na cama na pequena casa de um cômodo em Frazer Town, um subúrbio da cidade de Bengaluru. A casa parecia limpa com paredes pintadas de amarelo. Uma foto de Maria e Jesus pendurada na parede sobre a cama da mulher com varas de sândalo queimando na frente. 'Oramos por sua mãe enquanto Ranjitha permaneceu com as mãos postas em profunda veneração', disse Joseph.”

Ir. Roseline Jose, à esquerda, e Ir. Saly Joseph, ao centro, com membros da comunidade trans local (Foto: Reprodução New Ways Ministry)

Comumente, os membros da comunidade trans naquela área vivem juntos, apoiando uns aos outros em uma sociedade que ignora fortemente seus direitos. No entanto, Ranjitha estava com sua mãe na época devido à saúde debilitada de sua mãe. Percebendo a curiosidade de Joseph e Jose em relação às situações de vida de outras pessoas na comunidade transgênero nas proximidades, Ranjitha convidou as irmãs para um dos espaços comuns.

As comunidades vivas que os indivíduos trans construíram para si são espaços seguros; novos visitantes são frequentemente recebidos com ceticismo. Apesar de Joseph e Jose serem recebidos com alguns olhares questionadores quando entraram no espaço, as irmãs puderam começar a construir relacionamentos com algumas das mulheres que moram lá. Isso levou à formação de um ministério especial dentro de sua congregação, as Irmãs de Nossa Senhora de Fátima, especializado em apoiar o sucesso social de indivíduos trans. Sr. Joseph disse que fazia parte da resposta ao chamado do Papa Francisco para ministrar com pessoas LGBTQ+.

Global Sisters Report relata a reflexão de Joseph e Jose sobre seu trabalho:

“Como parte de seu ministério, eles realizam treinamento de habilidades vocacionais para transferir pessoas transgênero do trabalho sexual e da mendicância para empregos alternativos. Alguns vendem verduras ou administram quiosques e barracas de chá depois de participar dos programas de treinamento. Alguns estão sendo treinados em direção, alfaiataria e artesanato.”

Para pessoas de fora, ganhar a confiança de alguns na comunidade transgênero indiana pode ser difícil. A discriminação desenfreada levou os membros da comunidade a manterem-se vigilantes. No entanto, por meio de cuidado e compaixão, os Srs. Joseph e Jose puderam entrar nos espaços seguros cultivados pela comunidade transgênero e estender os braços acolhedores. Agora, seu programa de treinamento vocacional tem quase 200 participantes.

O sucesso das freiras levou várias organizações não-governamentais (ONGs) a apoiar os esforços das freiras de Fátima. A Dream India Network, por exemplo, é uma ONG dedicada a apoiar comunidades marginalizadas na Índia. Após o primeiro golpe da pandemia de Covid-19, eles queriam distribuir kits de alimentos para comunidades que não têm acesso às necessidades nutricionais, como a comunidade transgênero. Em um esforço para apoiar o objetivo da Dream India NetworkJoseph e Jose serviram de ligação entre a ONG e a comunidade transgênero local, convidando-os para o convento. Mais de 100 transgêneros compareceram ao primeiro encontro, a maioria dos quais veio por iniciativa das freiras de Fátima.

Bengaluru (a cidade no sul da Índia onde residem as freiras de Fátima, anteriormente conhecida como Bangalore) é considerada “o Vaticano do Oriente” porque abriga a maioria das congregações religiosas da ÍndiaClaretiano Pe. George Kannanthanam, assistente social, disse que mais congregações deveriam refletir o sucesso das freiras, especialmente naquela cidade onde vivem tantos religiosos.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/626204-irmas-indianas-lancam-ministerio-com-a-comunidade-transgenero

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...