Após alugar um Airbnb — que era caro — meu amigo acabou tendo que trabalhar (remotamente) todos os dias. Quando o casal teve tempo de ir à praia, eles tiveram que ser criativos. Se você lê Edith Wharton ou ouve Taylor Swift, sabe que Newport é um destino favorito de longa data da elite. Os ricos nessa área possuem grande parte da terra, então os turistas lutam para obter reservas ou licenças de estacionamento na praia.

Entre os americanos, esse casal tem sorte: eles podiam se dar ao luxo de ir a um lugar lindo por uma semana inteira, longe de qualquer local de trabalho físico e do calor urbano. Apesar de suas deficiências, acho que a deles foi provavelmente uma das melhores férias desfrutadas pelos americanos esse ano.

Muitos americanos não apenas precisam trabalhar pessoalmente, mas também não podem tirar uma folga de seus empregos. Os empregadores dos EUA não são obrigados a fornecer aos trabalhadores nenhum período de férias. Além disso, os custos de hotéis, voos, ou acampamentos de verão para as crianças são fontes de estresse, na melhor das hipóteses, e, na pior das hipóteses, totalmente proibitivos. Muitas praias e florestas são de propriedade privada ou de difícil acesso. 

O verão é uma época do ano deliciosa e sempre muito aguardada, mas nossos arranjos econômicos atuais apresentam muitos obstáculos para desfrutá-lo. Não precisa ser assim.

Em grande parte do mundo, todas as praias são públicas. A lei francesa proíbe praias particulares, e o mesmo acontece na Cuba, no México e em vários outros países.

Os comunistas e socialistas do século passado trataram as férias de verão como um direito humano e investiram muito, não apenas para tornar as férias de verão universais para os trabalhadores, mas também para melhorar a experiência para torná-la mais prazerosa.

Na década de 1930, as folgas remuneradas surgiram como uma demanda popular na Europa. A Frente Popular Francesa abraçou o “movimento de férias”, como relatou o historiador Gary Cross, uma demanda por férias de verão prolongadas que acabou sendo implementada quando a coalizão de esquerda chegou ao poder em 1936. Trabalhadores rurais e litorâneos escaparem não apenas do trabalho, mas também de casa tornou-se popular, assim como as férias em família.

O governo da Frente Popular trabalhou com as companhias ferroviárias para oferecer pacotes de férias acessíveis para famílias da classe trabalhadora. O sindicato dos metalúrgicos comunistas comprou terras e estabeleceu um acampamento para os membros. As férias de verão tinham um apelo político cruzado para os conservadores como uma medida pró-família: os trabalhadores teriam tempo para visitar os pais idosos em aldeias distantes, ou um pai poderia desfrutar de momentos de lazer com seus filhos. 

Durante o mesmo período, o mundo comunista também levou a sério as férias de verão. Muito antes de qualquer outra nação industrializada, o Código do Trabalho da União Soviética obrigava os empregadores a fornecer duas semanas de férias pagas. A constituição soviética de 1936 incluía especificamente um “direito ao descanso”.

Para esse fim, os países comunistas do Bloco Oriental não apenas forneceram o tempo de folga, mas investiram em locais de férias acessíveis para os trabalhadores. No final da década de 1930, o governo aumentou os gastos com resorts, campos de saúde, acampamentos e outros locais de férias, incluindo spas. Algumas delas ofereciam atividades, como vôlei ou caça aos cogumelos. As férias em família à beira-mar na costa do Adriático eram uma característica central da vida na Iugoslávia, assim como o turismo. A área, especialmente a Croácia, ainda é um destino turístico popular, e sua infraestrutura como local de férias foi possibilitada por investimentos maciços sob o presidente Josip Broz Tito. A Bulgária também investiu pesadamente em resorts muito famosos.

Com o tempo, a esquerda do século XX deixou de ver as férias como uma necessidade utilitária de saúde para o cidadão trabalhador, e em direção a uma visão mais ampla do tempo livre como uma chance para a realização do potencial humano. style="box-sizing: border-box; vertical-align: middle; max-width: 100%; height: auto; width: 300px; border: none;" />

O balneário soviético era a princípio medicinal, um lugar para os trabalhadores descansarem seus corpos do trabalho duro, mas em meados do século, os soviéticos viram as férias como uma oportunidade de diversão e aventura, para viver e se desenvolver mais plenamente, uma mudança que a historiadora soviética Diane Koenker, autora de Club Red: Vacation Travel and the Soviet Dream, narrou.

Da mesma forma, escreve Gary Cross, na Grã-Bretanha na década de 1930, o Trades Union Congress (TUC) justificou a conveniência do tempo livre alegando que ele criava oportunidades para os trabalhadores “se envolverem em atividades mais satisfatórias para suas inclinações, do que a rotina diária”. O trabalhador, argumentou o TUC, “não era apenas uma máquina a ser mantida em funcionamento, mas um ser humano com vida própria a ser vivida e desfrutada”.

Para isso, o governo soviético ofereceu viagens de ônibus — ou passeios em grupo, de barco, ou bicicleta — ao longo da costa do Mar Negro, com paradas em várias cidades costeiras ou ao longo do rio Volga. Os soviéticos saudaram a oportunidade de lazer. Um viajante comentou: “As vistas e paisagens do belo Volga mudam constantemente sob nosso olhar, desenvolve nossa apreciação estética da natureza e proporciona muita alegria ao espírito”.

Os spas eram vistos como um local para encontros casuais, com o “caso do resort” uma aventura amplamente aceita até mesmo para pessoas casadas, de acordo com Koenker.

Enquanto a diária dos acampamentos são um bem de luxo nos Estados Unidos, com um custo médio de quase US$ 450 por dia e aumentando, os governos comunistas soviéticos e do leste europeu ofereceram milhares de acampamentos de verão gratuitos para adolescentes e pré-adolescentes. Grupos socialistas e comunistas na França também organizaram acampamentos para jovens. Alguns governos ainda subsidiam diárias de acampamentos, incluindo China, Rússia e Grécia.

O mundo comunista e a Frente Popular Francesa avançaram a ideia de férias como um direito dos trabalhadores, pressionando empregadores e governos na Europa, onde as férias de verão são longas em muitos países. Os suecos têm vinte e cinco dias. Os franceses têm trinta dias. Os trabalhadores na maioria dos países europeus recebem cerca de vinte dias. Este é mínimo exigido pelo governo – os empregadores podem e às vezes oferecem férias mais longas. 

Para os americanos, a folga remunerada obrigatória seria um grande passo à frente, mas vale a pena recuperar a visão socialista anterior de férias, em que o estado não apenas garante o tempo de férias, mas também investe na infraestrutura coletiva necessária, protegendo as férias dos estragos do mercado.

Após a queda da União Soviética, muitos trabalhadores nos países anteriormente comunistas lamentaram o declínio das férias de verão. “Isso é capitalismo”, disse um mecânico de tratores polonês ao Los Angeles Times em 1994, mostrando a um repórter as cabines vazias de seu resort favorito. Uma vez que o comunismo caiu, as empresas privadas aumentaram o preço de tudo, então poucos trabalhadores podiam sair de férias.

As famílias não podiam se dar ao luxo de enviar seus filhos para o acampamento. De repente, apenas os ricos podiam pagar spas, hotéis ou voos. Muitos resorts de baixo custo — aqueles que serviam às massas — tiveram que fechar.

A perda das férias de verão que os trabalhadores do Leste Europeu e soviéticos enfrentaram na década de 1990 foi uma decepção horrível para eles, mas é simplesmente um modo de vida para a maioria dos americanos. Isso deve mudar. 

Afinal, o verão americano tem um grande potencial. Os Estados Unidos têm um lindo e vasto sistema de parques nacionais, bem como verdadeiras maravilhas naturais como o Grand Canyon e alguns dos litorais mais impressionantes do mundo. Poderíamos estar desfrutando de algumas das melhores férias de verão do mundo. A história socialista oferece muitas ideias sobre como podemos chegar lá.

 

Sobre a autora

 

é colunista da Jacobin, jornalista freelancer e autora de "Selling Women Short: The Landmark Battle for Workers’ Rights at Wal-Mart".

 

fonte:https://jacobin.com.br/2023/02/o-verao-e-melhor-com-o-socialismo/