Com a presença confirmada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Correio promove evento para debater causas do feminícidio e mecanismos de enfrentamento a esse tipo de crime

 

Arthur de Souza
Amanda Sales
postado em 05/03/2023 Correio Braziliense
 
 
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

Com os dois últimos casos de feminicídio, ocorridos na quinta-feira (2/2), o Distrito Federal chegou a oito mulheres mortas de janeiro até o início deste mês. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento de vítimas desse crime é de 60%. Para ajudar a dar um basta a essa tragédia diária, o Correio, aliado à sociedade, promove um evento, na próxima terça-feira (7/3), para debater especificamente os motivos e quais as possíveis formas de enfrentamento à violência contra mulher.

O evento será realizado das 14h às 18h, e tem como tema "Combate ao feminicídio: uma responsabilidade de todos". A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, vão participar da abertura. Tanto no âmbito distrital quanto no federal, os chefes do Executivo estão sensibilizados com a alta expressiva no número de ocorrências de violência doméstica, especialmente as que provoca a morte de uma mulher.

No início de fevereiro, a governadora em exercício anunciou uma força-tarefa do governo do DF no sentido de enfrentar as agressões contra as mulheres. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, participará do debate, assim como a deputada distrital Doutora Jane (Agir), que também é delegada da Polícia Civil e tem a defesa da mulher como uma das bandeiras.

A preocupação também é manifestada pelo governo federal. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que seu mandato terá o menor índice de feminicídio e defendeu que o Brasil precisa de penas mais severas em relação ao crime contra o sexo feminino. Para falar sobre isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou presença. Ele estará no encerramento do debate.

A ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha, a juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Rejane Jungbluth Suxberger e a presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Cristina Tubino estão entre as painelistas. 

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/03/5077943-a-protecao-a-vida-da-mulher-se-tornou-uma-questao-de-toda-a-sociedade.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...