O livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras, organizado por Ana Carolina Lourenço e Anielle Franco, é uma contribuição no processo de visibilização das respostas e soluções empreendidas pelas mulheres negras brasileiras frente ao atual contexto de crise social, política e econômica. Em um momento de agitação e angústias sem precedentes, estes textos são a chave para recuperar a ética na política.

Data: 30/03/2023, 17h - Senado Federal, no Saguão da Biblioteca

 

roda leitura 30marco senadoAs mulheres negras podem ser as agentes de um verdadeiro processo de transformação e reconstrução da sociedade brasileira. As vozes aqui apresentadas rejeitam um modelo de Estado que se ocupe em apenas remediar problemas, ou um modelo de sociedade que abra mão de valorizar aquilo que é essencial para vida.

Capítulos do livro em destaque: As vozes das políticas negras / Ana Carolina Lourenço e Anielle Franco; Uma (breve) história da participação política de mulheres negras no Brasil republicano 1930 - 2020 / Gabrielle Oliveira de Abreu. Link do livro na íntegra: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2021/06/aradicalimaginacaopolitica-2021.pdf  

Ana Carolina Lourenço. Cofundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem. Socióloga com mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e intercâmbios em Cuba e França. Nos últimos anos, Ana Carolina, tem idealizado projetos, liderado redes e mobilizado recursos com foco em fortalecimento democrático, sustentabilidade e combate a desigualdade, em mais de 10 países da América latina e Caribe, em parceria com movimentos sociais, organizações, governos e organismos internacionais. Seus comentários e análises foram publicados e reproduzidos em diversos jornais, revistas acadêmicas e programas de televisão. Nesta linha, Em 2020, coordenou a pesquisa Mulheres Negras Decidem: Para Onde Vamos? - que foi adaptada em formato de série televisiva para o Canal Brasil. Este ano publicou o livro A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras.

 

Christiane Gomes. Coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo Brasil. Jornalista e dançarina. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo, tem experiência em trabalhos com movimentos sociais, organizações da sociedade civil e coletivos artísticos. Atualmente é coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, onde atua junto à movimentos de mulheres negras, de feminismos negros e populares (no Brasil e América Latina) e com organizações do movimento negro, além de coordenar a produção de publicações sobre a ação de mulheres negras no Brasil. Como consultora, integrou em 2021 e 2022 o Portal Project, projeto da Universidade de Illinois (EUA) ao lado de nomes como Angela Davis e Naomi Klein. É integrante da coordenação do naipe da dança e geral do grupo Ilú Obá de Min (na qual é dançarina há 15 anos) e pesquisa a movimentação corporal africana e afro-brasileira.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...