Ela torna-se o grande consenso, abrangendo da esquerda à direita, da academia à imprensa, das rodas de especialistas ao bares. Nesse contexto, exige-se muita tática, independência, coragem e paciência para articular uma resposta crítica

Imagem: Nikhil/Flickr

Quando um governo de esquerda estrutura e subordina as políticas públicas e os direitos sociais à lógica da austeridade, impondo severas restrições ao avanço do comum em prol da mercantilização acelerada dos serviços e investimentos públicos, há uma intervenção para muito além do domínio econômico. Ao contrário dos governos declaradamente inimigos da classe trabalhadora e representantes da classe dominante, a imposição de políticas econômicas neoliberais por governos progressistas tem impactos políticos e ideológicos particulares na percepção e consentimento da classe trabalhadora organizada, partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais.

Trata-se da organização do consentimento e da aceitabilidade social da “austeridade” fiscal como natural e inevitável. Para tal, buscam convencer a população de que a forte restrição dos gastos e a mercantilização dos serviços e investimentos públicos são necessárias para o bem comum e o crescimento econômico a longo prazo. Isso envolve a criação de narrativas que enfatizam a importância do “equilíbrio fiscal”, a necessidade de redução da dívida pública e a atração de investimentos privados como motores do desenvolvimento. Para tal, usualmente recorrem a teorias econômicas produzidas por economistas ligados ao campo conservador, caso da tese da contração fiscal expansionista.

Em alguns casos, a “austeridade” fiscal pode até ser apresentada como uma virtude do governo de esquerda que mostrou responsabilidade e compromisso com a “saúde” econômica do país, mesmo que isso implique piora sistemática da saúde das pessoas e do meio ambiente. Essa narrativa, ao ser efusivamente apoiada pela grande mídia, por políticos de diferentes espectros políticos e por setores econômicos poderosos, acaba por golpear a capacidade de organização e mobilização dos movimentos que buscam contestar o paradigma neoliberal.

Portanto, a aliança de setores interessados na “austeridade” com governos de esquerda representa um desafio imenso para a construção do comum e a defesa de políticas antineoliberais. A “austeridade” fiscal torna-se o grande consenso, abrangendo desde a esquerda à direita, da academia à imprensa, das rodas de especialistas ao bares. É vista como um fato científico inquestionável. Essa dinâmica cria obstáculos ideológicos, fortalece os interesses econômicos contrários aos objetivos da classe trabalhadora e pode minar, estruturalmente, a capacidade de mobilização popular contra as políticas de austeridade.

Nesse contexto, é necessário um esforço extra, que exige muita tática, independência, coragem e paciência para articular uma resposta crítica e a construção e permanente divulgação de alternativas que estejam alinhadas com os reais objetivos dos trabalhadores e os desafios ambientais do nosso tempo. Por fim, lembrem que por mais desafiadora que a conjuntura seja, a persistência da luta contra a austeridade fiscal diante dos seus efeitos nefastos se erguerá, cedo ou tarde, como uma semente subversiva, minando as bases do neoliberalismo.

   

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...