Obra pretende conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de se combater a violência contra a mulher

5/3/2024 - 16:05  

Bruno Spada / Câmara dos Deputadas
Lançamento do projeto e livro em quadrinhos Maria da Penha nas Escolas. Autora, Manuela Barbosa
Manoela Barbosa: ideia é levar o debate para além das fronteiras de Goiás
 

Foi lançada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5), a nova versão do livro "Maria da Penha nas Escolas", uma ampliação da obra que pretende conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de se combater a violência contra a mulher. O livro conta, em linguagem adaptada, a história de vida de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira vítima de violência doméstica que se tornou símbolo do combate à violência contra a mulher no País. O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

A obra da historiadora Manoela Barbosa tem ilustrações de Zaia Ângelo, versão em braile e acompanha ainda um Manual do Professor, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura.

Durante o evento no Salão Nobre da Câmara, Manoela Barbosa explicou que o tema do livro, idealizado em 2017, na cidade de Morrinhos, no sudoeste goiano, decorre de uma “encomenda social” recebida a partir de ações desenvolvidas em escolas da periferia.

“A gente estava circulando por escolas no Estado de Goiás, desenvolvendo ações formativas, com temas como cidadania, direitos humanos, e ouvindo muito das demandas de alunos e alunas nessas escolas, em especial sobre condições alarmantes de violência contra as mulheres que estavam afetando a realidade escolar do lugar”, pontuou.

A autora disse ainda que a ideia é aproveitar a oportunidade do livro para levar o debate sobre a violência contra a mulher para além das fronteiras de Goiás. “Essa provocação, essa encomenda social chega pra gente de uma forma muito degradante, mas, com as nossas ações, a gente pode sim lançar sementes e potencializar transformações locais, em vidas, em famílias e em discursos reais em todos os lugares”, acrescentou.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Lançamento do projeto e livro em quadrinhos Maria da Penha nas Escolas. Dep. Delegada Ione (AVANTE-MG)
Delegada Ione: "Tão necessário quanto prender é educar e reeducar"

Vice-presidente da Comissão de Defesa da Mulher, a deputada Delegada Ione (Avante-MG) disse esperar que o projeto se espalhe por instituições de ensino de todo o Brasil. “A escola tem um papel fundamental na disseminação de informações e na quebra de preconceitos tão comumente propagados por uma cultura ainda machista e patriarcal”, disse.

“Como delegada de mulheres, a primeira coisa que a gente quer é prender os agressores, mas, após ver inúmeras mulheres e meninas abusadas numa delegacia diariamente, eu fui chegando a uma conclusão: tão necessário quanto prender é educar e reeducar. Nós vivemos num País extremamente machista”.

Também participaram do lançamento as deputadas Laura Carneiro (PSD-RJ), Maria Rosas (Republicanos-SP), Erika Kokay (PT-DF) e, representando o Ministério das Mulheres, Ana Rocha. “Essa cartilha traz um conteúdo forte numa roupagem acessível e que ganha o coração das crianças”, destacou Rosas. “Estamos em tempo democrático de reconstruir o papel da mulher para ela ser o que ela quiser, como ela quiser e com o respeito da sociedade”, concluiu.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...