Quase lá: Solidariedade feminista ao Rio Grande do Sul

Faça sua doação por meio da Themis, do Coletivo Feminino Plural, do Movimento de Mulheres Camponesas, do Centro de Referência Indígena do RS ou do AGADIM

themis solidariedade gdeA THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, entidade feminista criada em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça, conclama a solidariedade de todas nós para vencer a tragédia que assola o Rio Grande do Sul.

A Themis se solidariza com as pessoas afetadas pela emergência climática no Rio Grande do Sul e com os familiares e amigos das vítimas desta tragédia. Até o início da tarde desta sexta-feira (3/5), são 33 mortes e 74 pessoas desparecidas devido às fortes chuvas e enchentes provocadas pela emergência climática.

A equipe da Themis em Porto Alegre se encontra em teletrabalho até a melhora das condições climáticas. A organização monitora a segurança de Promotoras Legais Populares, Jovens Multiplicadoras de Cidadania e trabalhadoras domésticas na Capital e no interior do do Rio Grande do Sul. A desigualdade de gênero é um problema agravado pela emergência climática. Esse recorte é fundamental na adoção de medidas para proteger a vida das mulheres e das pessoas mais vulneráveis.

Veja abaixo os endereços de abrigos e coleta de doações:

Abrigos públicos para atingidos pela chuva em Porto Alegre*:

📍Pepsi On Stage, no bairro Anchieta
📍Centro Social Padre Leonardi, no bairro Restinga
📍Clube dos Correios, no bairro Ponta Grossa

Pontos de doações em Porto Alegre*:
As doações são recolhidas junto ao depósito da Defesa Civil municipal, na Rua La Plata, 693, entre as 9h e as 18h desta sexta-feira. De acordo com a prefeitura, as principais necessidades são:

– itens de cama, como colchões e lençóis de solteiro, fronhas);
– produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho;
– água;
– copos plásticos; e
– ração para cães e gatos

* com informações de GaúchaZH.

 

A THEMIS reativou o Programa de Ajuda Humanitária, desenvolvido durante a pandemia,  para atender sua rede organizada de Promotoras Legais Populares, Jovens Multiplicadoras de Cidadania e trabalhadoras domésticas. Também vem priorizando  o auxílio a mulheres em situação de violência.

A Themis vem atuando, desde a última sexta-feira (3/6), no enfrentamento aos danos provocados pelo desastre climático que afeta 364 dos 497 municípios gaúchos, incluindo a capital, Porto Alegre, onde está localizada a sede da organização.

A organização reativou o Programa de Ajuda Humanitária, desenvolvido durante a pandemia,  para atender sua rede organizada de Promotoras Legais Populares, Jovens Multiplicadoras de Cidadania e trabalhadoras domésticas. Também vem priorizando  o auxílio a mulheres em situação de violência.

Neste momento, estamos mapeando a situação de cada uma dessas mulheres para distribuição de alimentação, higiene e acesso à água. Além disso, organizamos um fundo para reconstrução de suas moradias. Durante o fim de semana, já atuamos na produção de refeições e na doação de alimentos, cobertores e insumos para as pessoas afetadas pelas enchentes no RS.

As PLPs são lideranças comunitárias que atuam voluntariamente em suas comunidades na defesa dos direitos das mulheres, individualmente ou através dos Serviços de Informação às Mulheres -SIM.  Os SIMs são espaços comunitários de acolhimento de mulheres em situação de violência e difusão de direitos.

As JMCs são jovens ativistas que fazem conexão com outras jovens de seus territórios, escolas ou grupos de convivência, para levar uma ampla cultura de cidadania e direitos humanos.  O auxílio a estas ativistas e a estes espaços multiplica a abrangência de nossa atuação, garantindo que uma rede mais ampla de mulheres e suas famílias seja beneficiada.

Para apoiar o Programa de Ajuda Humanitária da Themis, doe pelo PIX 970024060001-45 (CNPJ – Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos).

A prestação de contas das ações será publicada periodicamente no site e nas redes da Themis.

fonte: https://themis.org.br/comunicado-atuacao-da-themis-na-emergencia-climatica-do-rs/

 

plural pixVOCÊ PODE AJUDAR A ASSEGURAR A DIGNIDADE MENSTRUAL E BEM ESTAR ÀS MULHERES E CRIANÇAS

 

A crise climática não pode vitimar deproporcionalmente mulheres e meninas

 
QUEREMOS ASSEGURAR:
1- Absorventes higiênicos, fraldas tamanho adulto e criança
2 - Roupas íntimas femininas em todos os tamanhos
3 - Medicações para profilaxia de violência sexual
 
COLETIVO FEMININO PLURAL
Atuação: RS desde 1996 - Porto Alegre
CNPJ 05.005.652.0001/32
Chave pix  coletivofemininoplural@gmail.com
 
 
 
 

 

periferia feminista MMM 

Periferia Feminista – Marcha Mundial de Mulheres

 

Ajude-nos em nossas ações de solidariedade no Rio Grande do Sul

Com a arrecadação estamos providenciando comida, absorventes, fraldas, itens de higiene, lona, medicamentos e tudo mais que for necessário.

PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


 

Campanha de Solidariedade do Movimento de Mulheres Camponesas - MMC em favor das atingidas pelas fortes chuvas no RS

 

MMC solidariedadeComprometidas com a luta em defesa da Vida, pela garantia dos direitos, pelo enfrentamento a todas as formas de violência sofrida pelas mulheres, adolescentes e crianças e pela construção de um Projeto de Agricultura Camponesa Agroecológica, nós do Movimento de Mulheres Camponesas estamos realizando uma campanha de solidariedade para arrecadar recursos que possam auxiliar as camponesas e as mulheres periféricas juntamente com seus familiares no Rio Grande do Sul que tiveram inúmeras e imensuráveis perdas devido as fortes chuvas nos últimos dias (parentes e amigos, casas e toda sua produção, animais, a biodiversidade como um todo).

Além disso o Movimento contribui na organização da pauta das atingidas e atingidos, apresentando a demanda das mulheres camponesas, considerando as questões de gênero, raça e etnia.

Por isso estamos solicitando sua contribuição em dinheiro, todo e qualquer valor é bem vindo

PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nome: Associação Nacional de Mulheres Camponesas

Banco digital Cora

 


 

CRI RSO Centro de Referência Indígena do Rio Grande do Sul - CRIA-RS está clamando pela presença consistente de aliadas, aliades e aliados que firmem compromisso com seu sustento, zelando para que tenhamos condições de arcar com o que é necessário para que esse território possa seguir recebendo corpos-territórios indígenas no centro dessa cidade levantada sobre as pegadas milenares de nossos ancestrais. A vocês pergunto, ecoando a voz de minha Mãe: se não for você, quem? Se não for agora, quando? Dessa vez, você vem conosco?

https://www.vakinha.com.br/

 

 

 

 

 

AGADIM-RS.jpegPessoas com deficiência, distrofias musculares e doenças raras precisam de você!

Nós da AGADIM, em apoio ao @coepeders e apoiados pela @aliancadistrofiabrasil, nos organizamos para receber doações e elas chegarem as pessoas que perderam tudo com os últimos desastres ambientais que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul.

Através do PIX 97.133.946/0001-68 você pode nos ajudar a ser a ponte entre as doações e as pessoas que precisam de muito neste momento.


Disponibilizamos formulário para que as demandas cheguem até nós!


Compartilhe com sua rede de contatos!
Siga e compartilhe:
https://www.instagram.com/

Formulário:
https://docs.google.com/forms/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...