Quase lá: Ministra Macaé Evaristo reforça compromisso com os direitos humanos em encontro com prefeitas

Evento que reuniu lideranças femininas para debater a gestão de políticas públicas voltadas às mulheres, integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Publicado em 12/02/2025 16h19
 
Ministra Macaé Evaristo reforça compromisso com os direitos humanos em encontro com prefeitas

Macaé Evaristo destacou a importância da presença feminina na administração pública (Foto: Clarice Castro/MDHC)

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou, nesta quarta-feira (12), da abertura do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais. O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres, reuniu lideranças femininas para debater a gestão de políticas públicas voltadas às mulheres e fortalecer boas práticas em municípios de todo o país. A atividade integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Durante sua fala, a ministra Macaé Evaristo destacou a importância da presença feminina na administração pública e reforçou o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em apoiar os municípios no fortalecimento da dignidade e na promoção dos direitos humanos.

Macaé também alertou sobre os desafios das gestões municipais na composição de equipes diversas e representativas. Segundo ela, muitas vezes as sugestões para formação de governos ignoram a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. "Precisamos pensar uma administração formulada por mulheres e comprometida com o empoderamento dos sujeitos historicamente excluídos", ressaltou.

Por fim, a ministra reforçou a importância do Programa de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Ambientalistas e Comunicadores (PPDDH), do MDHC, e colocou a pasta à disposição das prefeitas e gestoras. "Muitas mulheres que assumem cargos públicos enfrentam ameaças. Saibam que vocês têm o nosso programa à disposição para orientá-las. Não hesitem em nos procurar. Nossa jornada é coletiva e, juntas, podemos construir um país mais justo e igualitário", concluiu.

Gestões femininas

Macae evaristo encontro prefeitas2025fevereiro

Durante o Encontro, Cida Gonçalves (MMULHERES) destacou a urgência da luta pela igualdade de gênero (Foto: Clarice Castro/MDHC)

Anfitriã do evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves destacou a urgência da luta pela igualdade de gênero em seu discurso. "A igualdade tem que ser agora. Neste momento, neste minuto, porque a humanidade não suportará a desigualdade por muito mais tempo", enfatizou.

Também participaram da mesa de abertura a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e a deputada federal, Benedita da Silva.

Leia também:

Ministra Macaé Evaristo participa da posse da nova diretoria da OAB-MG e reforça compromisso com equidade e justiça social

Texto: E.G.

Edição: F.T.

Atendimento exclusivo à imprensa:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Comunicações e Transparência Pública
 
 

Artigos do CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...