Evento que reuniu lideranças femininas para debater a gestão de políticas públicas voltadas às mulheres, integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Publicado em 12/02/2025 16h19

Macaé Evaristo destacou a importância da presença feminina na administração pública (Foto: Clarice Castro/MDHC)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou, nesta quarta-feira (12), da abertura do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais. O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres, reuniu lideranças femininas para debater a gestão de políticas públicas voltadas às mulheres e fortalecer boas práticas em municípios de todo o país. A atividade integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.
Durante sua fala, a ministra Macaé Evaristo destacou a importância da presença feminina na administração pública e reforçou o compromisso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em apoiar os municípios no fortalecimento da dignidade e na promoção dos direitos humanos.
Macaé também alertou sobre os desafios das gestões municipais na composição de equipes diversas e representativas. Segundo ela, muitas vezes as sugestões para formação de governos ignoram a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. "Precisamos pensar uma administração formulada por mulheres e comprometida com o empoderamento dos sujeitos historicamente excluídos", ressaltou.
Por fim, a ministra reforçou a importância do Programa de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Ambientalistas e Comunicadores (PPDDH), do MDHC, e colocou a pasta à disposição das prefeitas e gestoras. "Muitas mulheres que assumem cargos públicos enfrentam ameaças. Saibam que vocês têm o nosso programa à disposição para orientá-las. Não hesitem em nos procurar. Nossa jornada é coletiva e, juntas, podemos construir um país mais justo e igualitário", concluiu.
Gestões femininas
- Durante o Encontro, Cida Gonçalves (MMULHERES) destacou a urgência da luta pela igualdade de gênero (Foto: Clarice Castro/MDHC)
Anfitriã do evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves destacou a urgência da luta pela igualdade de gênero em seu discurso. "A igualdade tem que ser agora. Neste momento, neste minuto, porque a humanidade não suportará a desigualdade por muito mais tempo", enfatizou.
Também participaram da mesa de abertura a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e a deputada federal, Benedita da Silva.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa